SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quarta-feira, 28 de julho de 2010

EVANGELHO SEGUNDO A SOLIDÃO – 59

EVANGELHO SEGUNDO A SOLIDÃO – 59

Rangel Alves da Costa*


Será? Pensou o Padre Josefo. Não, as flores não seriam para Ester, ainda que esta merecesse uma primavera inteira, mas para serem colocadas próximo à réplica da cruz artesanal que havia chegado.
Ao ficar sabendo da presença do precioso objeto, o sacerdote convidou Lucas para ir até lá, pois queria estar mais uma vez próximo da cruz original e apreciar como havia ficado a cópia, se o artesão trabalhou com cuidado e apuro e se a réplica também tinha o poder de passar uma percepção diferente de mundo a todos aqueles que a admirasse por ao menos dois minutos seguidos. Teriam de ser assim, pois os escritos antigos falavam sobre esse dom mágico, essa força superior invadindo os espíritos.
Padre Josefo pediu a Lucas que colocasse a réplica no seu devido lugar e depois dariam uma voltinha pelo barracão e arredores na presença da cruz original. Enquanto caminhavam por entre as pessoas que continuavam no local, e eram muitas, percebiam seus rostos tristes pelo ocorrido. Conversando entre si, gesticulando e apontando, talvez estivessem falando sobre quem poderia ter provocado aquela desagradável situação.
"Que não nos aflijamos. Coisas acontecem ora para nos testar, ora para nos promover. Se o que contra nós é manejado venha para nos ameaçar e ferir, e nos deixamos levar e enganar por tudo de ruim que aquilo objetiva, então seremos vítimas do nosso próprio despreparo. Mas o contrário, quando temos a força de entender e combater esse mal pela raiz, então seremos promovidos. Nesse contexto, ao sairmos incólumes dessa situação toda e mais fortalecidos porque sabemos que os nossos inimigos não nos deterão, então nada será vão na nossa luta". Falando enquanto caminhavam, tais palavras proferidas pelo sacerdote pareciam ecoadas do alto de uma montanha.
"E tem mais, amigo Lucas, as Escrituras não mentem quando falam que por mais força que o bem possa ter, não pode se descuidar um segundo, pois o inimigo está escondido esperando somente o instante certo para tentar subjugar e submeter o bem. E este só não é vencido porque não se cansa em ser cada vez mais fortalecido pelas ações boas que reiteradamente faz. E o mal não prospera precisamente porque é de cega ambição, querendo destruir tudo e não conseguindo nada". Parecia um sermão o que o padre dizia.
"A partir de hoje, principalmente após eu ter afirmado que alguém havia procurado o bispo para tentar impedir que eu celebrasse missa aqui, e essa pessoa certamente que é o prefeito, talvez nós dois nos tornemos ainda mais alvos potenciais desse canalha, dessa vil figura humana. E isto comprova, amigo Lucas, que o inimigo citado nas Escrituras age através de seus tentáculos, através de outras pessoas, de situações ou daquilo que é quase imperceptível. Desse modo, se utiliza do prefeito e dos seus comandados para espalhar o mal. Mas lembre bem que não estou isentando ninguém ao afirmar que agem porque ativadas por uma força maléfica superior, muito pelo contrário, vez que essas pessoas só se tornam propiciais a serem mensageiras do mal e da desventura quando já possuem uma índole ruim por formação, o que não resta dúvidas quando falamos do prefeito. O pior é que ele está sentindo que as perseguições que está fazendo não estão surtindo o efeito desejado, pois não consegue seus intentos de submeter você aos objetivos eleitoreiros dele. Esse ódio cada vez maior que ele vai guardando em si o torna muito perigoso, pois vai continuar agindo e através de métodos cada vez mais aprimorados, vai agora buscar outros mecanismos mais eficazes. E de repente, e Deus sempre nos proteja e guarde disso, o homem pode desandar de vez e mandar fazer o pior. E pode fazer isso porque já estará completamente cego, já estará totalmente domado pelas forças do mal. Mandar acabar com tudo de vez seria, então, como tomar um copo de água".
Tudo isso o padre falava enquanto caminhavam por entre as pessoas, pelos arredores do barracão. E o sacerdote continuou: "Contudo, de agora em diante parece que ele abriu outra frente para agir. Primeiro ele quis calar a voz da igreja aqui, e não será absurdo se começar também a agir contra a voz da igreja, que sou eu neste lugar. Então, meu amigo, somos dois a lutar contra essa coisa vil. E a prova de tudo o que falei está aqui, veja".
Levantou a cruz na altura dos olhos e viram que nela estava uma pequena manchava parecendo avermelhada. A cruz sangrava.



continua...







Poeta e cronista
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blogarngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: