SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sábado, 3 de julho de 2010

LIÇÕES E POESIAS NA MINHA BÍBLIA ESSENCIAL (Crônica)

LIÇÕES E POESIAS NA MINHA BÍBLIA ESSENCIAL

Rangel Alves da Costa*


Acredito na Bíblia como acredito na vida; leio e releio suas palavras no curso do meu viver; meus olhos não enxergam a luz senão através dos espelhos de outros tempos e das lições de agora e para o sempre. Não sou religioso, sou alguém que acredita verdadeiramente na existência de um Deus único e meu, pois presente a todo instante na igreja do meu coração, e que me ensina todos os dias através do seu livro maior.
Livro este que conceituo através dos estudiosos: a Bíblia é a Palavra de Deus, é a Sua vontade escrita para a humanidade; é a revelação divina à humanidade, através dos ensinamentos que Deus preparou para o homem, o que Ele requer deste e o que este precisa expressar nas suas ações para alcançar a redenção; é a grande carta enviada por Deus a todos os seus filhos, contendo o seu plano para cada um de nós. Segundo o Concílio Vaticano II, a Bíblia é o conjunto de livros que, tendo sido escritos sob a inspiração do Espírito Santo, têm Deus como autor, e como tais foram entregues à Igreja. E, com afirma o Pastor e filósofo Francis Schaeffer, Deus está na Bíblia e Ele não fica em silêncio.
Como visto, os conceitos são lineares e apenas confirmam o que geralmente imaginamos. Contudo, a par da inteligência e sabedoria visíveis por toda a Bíblia, o que realmente instiga são as formas poéticas, os sentimentos líricos repassados e a profundidade sentimental encontrada na grande maioria das suas passagens, permitindo que seus ensinamentos e suas lições nos cheguem feito doce poesia numa manhã de sol ou num entardecer bonito.
Assim, em meio a processos históricos, genealogias, orações, exortações, rituais, sabedoria e uma infinidade de propostas sapienciais, encontramos na Bíblia algumas passagens dignas de serem guardadas num outro livro, que folheamos para alegria do coração todas as vezes que queremos ter verdadeiras lições poéticas. Num misto de poesia e sabedoria, guardo no meu livro aquilo que chamo de bíblia essencial e esta contém as seguintes passagens:
Minha Oração - Mateus, 6, 9-13: Eis como deveis rezar: Pai Nosso, que estais no céu, santificado seja o vosso nome; venha a nós o vosso Reino; seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje; perdoai-nos as nossas ofensas, assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam; e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
Meu Salmo – Salmo 22: Salmo de Davi. O Senhor é meu pastor, nada me faltará. Em verdes prados ele me faz repousar. Conduz-me junto às águas refrescantes, restaura as forças de minha alma. Pelos caminhos retos ele me leva, por amor do seu nome. Ainda que eu atravesse o vale escuro, nada temerei, pois estais comigo. Vosso bordão e vosso báculo são o meu amparo. Preparais para mim a mesa à vista de meus inimigos. Derramais o perfume sobre minha cabeça, e transborda minha taça. A vossa bondade e misericórdia hão de seguir-me por todos os dias de minha vida. E habitarei na casa do Senhor por longos dias.
Meu Sermão – Sermão da Montanha (Mateus 5, 1-12): E Jesus vendo a multidão subiu num monte, e sentando-se, aproximaram-se dele os discípulos. E abrindo a sua boca, os ensinava, dizendo: Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de Justiça, porque serão fartos. Bem-aventurados os misericordiosos, porque encontrarão a Misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a face e Deus. Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da Justiça, porque deles é o Reino dos Céus. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem, perseguirem e mentirem, dizendo todo mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai-vos, porque é grande vosso galardão nos céus, porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
Meu Versículo – Olhai os lírios do campo (Mateus 6, 28-30): E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé?
Meu Encorajamento – Livro de Josué 1, 5-9: Enquanto viveres, ninguém te poderá resistir; estarei contigo como estive com Moisés; não te deixarei nem te abandonarei. Sê firme e corajoso, porque tu hás de introduzir esse povo na posse da terra que jurei a seus pais dar-lhes. Tem ânimo, pois, e sê corajoso para cuidadosamente observares toda a lei que Moisés, meu servo, te prescreveu. Não te afastes dela nem para a direita nem para a esquerda, para que sejas feliz em todas as tuas empresas. Traze sempre na boca (as palavras) deste livro da lei; medita-o dia e noite, cuidando de fazer tudo o que nele está escrito; assim prosperarás em teus caminhos e serás bem-sucedido. Isto é uma ordem: sê firme e corajoso. Não te atemorizes, não tenhas medo, porque o Senhor está contigo em qualquer parte para onde fores.
Minha Sabedoria – Livro do Eclesiastes 1, 1-18: Palavras do Eclesiastes, filho de Davi, rei de Jerusalém. Vaidade das vaidades, diz o Eclesiastes, vaidade das vaidades! Tudo é vaidade. Que proveito tira o homem de todo o trabalho com que se afadiga debaixo do sol? Uma geração passa, outra vem; mas a terra sempre subsiste. O sol se levanta, o sol se põe; apressa-se a voltar a seu lugar; em seguida, se levanta de novo. O vento vai em direção ao sul, vai em direção ao norte, volteia e gira nos mesmos circuitos. Todos os rios se dirigem para o mar, e o mar não transborda. Em direção ao mar, para onde correm os rios, eles continuam a correr. Todas as coisas se afadigam, mais do que se pode dizer. A vista não se farta de ver, o ouvido nunca se sacia de ouvir. O que foi é o que será: o que acontece é o que há de acontecer. Não há nada de novo debaixo do sol. Se é encontrada alguma coisa da qual se diz: Veja: isto é novo, ela já existia nos tempos passados. Não há memória do que é antigo, e nossos descendentes não deixarão memória junto daqueles que virão depois deles. Eu, o Eclesiastes, fui rei de Israel em Jerusalém. Apliquei meu espírito a um estudo atencioso e à sábia observação de tudo que se passa debaixo dos céus: Deus impôs aos homens esta ocupação ingrata. Vi tudo o que se faz debaixo do sol, e eis: tudo vaidade, e vento que passa. O que está curvado não se pode endireitar, e o que falta não se pode calcular. Eu disse comigo mesmo: Eis que amontoei e acumulei mais sabedoria que todos os que me precederam em Jerusalém. Porque meu espírito estudou muito a sabedoria e a ciência, e apliquei o meu espírito ao discernimento da sabedoria, da loucura e da tolice. Mas cheguei à conclusão de que isso é também vento que passa. Porque no acúmulo de sabedoria, acumula-se tristeza, e que aumenta a ciência, aumenta a dor.
Eis, assim, minha bíblia essencial, aquela de todas as manhãs e todos os dias.




Advogado e poeta
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com

Um comentário:

Cleuza Fernandes disse...

Deus é a própria poesia é o início, o meio e fim de todas as coisas. Feliz daquele que as sabe reconhecer. Amei sua cronica. Parabéns!