SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sábado, 24 de julho de 2010

EVANGELHO SEGUNDO A SOLIDÃO – 55

EVANGELHO SEGUNDO A SOLIDÃO – 55

Rangel Alves da Costa*


A partir das palavras do rapaz, que felizmente conseguiu assegurar um quilo de carne para sua família, Lucas pôde constatar que as mãos do prefeito podiam ser vistas em quase tudo aquilo que estava ocorrendo nos últimos dias. Quem usa do poder para ameaçar verbalmente bem poderia mandar fazer muito pior por detrás. Seria a lenta consumação de suas pretensões. Mas que o dito administrador municipal continuasse agindo assim, porém ele próprio, Lucas, não se curvaria nem um centímetro às propostas indecentes que lhe foram dirigidas.
Os últimos fatos chegaram aos ouvidos do Padre Josefo e este decidiu fazer uma visita ao amigo quando o sol estivesse menos cheio de vida, sapequento e calorento demais. Pessoa naquela idade não podia se submeter aos rigores do ambiente. E assim, lá pelas quatro horas da tarde chegou caminhando calma e pacientemente ao local, recebido por Lucas que já havia se adiantado ao encontro do religioso.
Por mais de vinte minutos o sacerdote se pôs a ouvir o amigo relatar suas desventuras. Daí em diante começou a fazer suas considerações:
- Com a licença divina, em verdade em verdade vos digo que o homem está sendo tentado como Cristo o foi no deserto da Judéia. Primeiro o inimigo procura oferecer demais para ver até onde vai a fraqueza do outro, depois começa a usar de todas as artimanhas e artifícios, agindo pontualmente no espírito, que é para ver se o outro cede diante da carência e da necessidade. Por fim, quando sabe que não será fácil e até impossível ludibriar, passa a utilizar de armas mais perigosas. Neste aspecto é onde mora o perigo, como dizem comumente. Cristo foi tentado e não prostrou nem se submeteu porque alçado à condição de um ser superior, hábil a combater o mal e expulsá-lo, destruí-lo, porém com a certeza de que o mal nunca é destruído completamente. Mas ali, amigo Lucas, era outra situação. Estamos no mundo dos frágeis onde o mal disputa lado a lado com o bem, onde o mal age assustadoramente e o bem se defende pacífica e silenciosamente. Daí esse poder tão grande que o mal possui em assustar, em querer dobrar à força o outro, precisamente porque o bem não tem cara nem usa armas, não chega derrubando nem destruindo, matando e seguindo adiante para praticar outras maldades. E chega um momento, amigo Lucas, porque o mal está se prevalecendo demais de determinadas situações, raivoso porque o bem não chama para o combate em campo aberto, que intercessão superior se torna necessária. E foi isto que ocorreu com você, pois os mensageiros divinos somente se mostram, mesmo que quase invisivelmente, à luz do dia, quando vem para mostrar à pessoa que combate em nome do bem, que é o seu caso, que não está sozinho, mas sim protegido por forças superiores...
- Mas então, tudo o que está ocorrendo não é uma junção de situações seqüenciadas para tentar me fragilizar, mas uma conspiração maior para me destruir? – Perguntou o apreensivo Lucas.
- Exatamente. Nada disso é acaso, uma situação solta, ora aqui ora ali, mas sim um todo agindo em junção. O que fizeram há alguns dias atrás está no mesmo passo do que fizeram ontem e poderão fazer amanhã. Na minha humilde opinião você deveria contra-atacar, pois este é o momento do contra-ataque. E como você poderá fazer isto? Simplesmente fazendo o que está protelando fazer, que é dizer ao seu coração que foi escolhido para ser, como tantos outros, semeador dos grãos da bondade divina sobre a terra. Como eu já havia dito, não significa com isto que você se torne padre, se entregue à vida religiosa, se enclausure para aprender sempre mais as lições divinas. Nada disso. Você continuará sendo o Lucas que é neste momento, sem mudança alguma. O que vai mudar em sua vida, isto sim, é a consciência de que tem um compromisso divino aqui na terra. Quando você assina esse contrato com Deus no seu coração irá se confirmar ainda mais o que já vem ocorrendo, que são os anjos para proteger e guiar ainda mais e as boas armas divinas para continuar cortando as raízes do inimigo. Apenas diga sim ao seu coração e será ouvido, e será reconhecido como um dos que carregam a cruz, e será ainda mais grato aos olhos desse nosso bom Deus que já te olha com tanta gratidão.
Após o verdadeiro sermão do Padre Josefo, Lucas olhou nos olhos do amigo e disse:
- Ora, não vou dizer nada ao coração, pois já falo com o espírito e o corpo inteiro, reconheço na mente e nas minhas ações. Por isso o coração já ouviu e já sabe como sou...
E o sacerdote imediatamente interrompeu:
- Sei disso também. Contudo, por mais que aja na maior justeza e benignidade do homem, o coração sempre sorri quando você abre os braços para ele e diz: Há em ti coração, o pulsar de um homem que não se pertence senão a Deus!






Poeta e cronista
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: