SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quinta-feira, 29 de julho de 2010

EVANGELHO SEGUNDO A SOLIDÃO – 60

EVANGELHO SEGUNDO A SOLIDÃO – 60

Rangel Alves da Costa*


Padre Josefo sabia, e nem precisou explicar detalhadamente a Lucas, que cruz sangrando significa o sofrimento do bem diante das injustiças, das perseguições e da maldade cega dos homens. Contudo, até mesmo para que o restante do dia não ficasse com um aspecto mais pesado ainda, resolveram que só voltariam a falar sobre os incidentes em outra ocasião.
Ester ficou ao lado dos meninos, brincando, pulando e sorrindo, até o entardecer; os jovens pareciam não ter ficado abalados com os eventos, pois colocaram em dia seus olhares, suas paqueras e seus cochichos; os meninos brincaram, comeram e se danaram à vontade; enquanto que os adultos e de mais idade não falaram noutra senão sobre a presença do prefeito, as palavras do padre afirmando que tentaram impedir que ele estivesse ali para celebrar missa e o ataque inesperado dos desconhecidos às panelas das comidas.
"Tanta gente safada qui tinha por aí e foram escoier logo umas panelas inocente pra dar paulada. Adespoi, se forem descoberto, tarvez inté qui num seje preso. Isso prumode vão dizer que prederam os homi pruque deram uns safanão nuns pé de porco e numas lingüiça e derramaro o feijão. Se ao meno o cabrito tivesse berrado quano eles deram a porrada ainda ia, mais não, tava tudo mortim da silva". Disse uma, enquanto a outra respondeu: "Mai dexe de falar bestera muié. O poblema vai ser cum quem mandou fazer isso, poi tá cara qui aquele homi fou tudim mandado de argúem. E Deus me perdoe, mai sei direitim quem deve ter sido, pois tava aqui e saiu cum raiva do pade, e só pruque ele falou a verdade. Esse sim, é qui deveria pagar. Mai já viu né, grande fais e disfais e fica purisso mermo".
Uma das coisas mais incríveis aconteceu com a distribuição dos pães com mortadela. Assim que o pedido chegou da cidade na sua inteireza, Padre Josefo e Lucas mandaram preparar os sanduiches na casa deste, de modo que não ficasse um tumulto ainda maior nem dentro nem nos fundos do barracão. Resolveram ainda que somente fariam a distribuição um pouco mais tarde, quando a fome realmente tivesse chegado e a barriga não pudesse rejeitar aquela "comida de pobre", como disseram as outras.
Quando passou das duas horas e mandaram que os sanduiches fossem trazidos ao barracão, começou o maior empurra-empurra, a maior correria, a maior confusão. "Eu quero", "me dê, "esse é meu", "você já pegou dois e escondeu", "parece que tá morreno de fome", "só mais um", me dê um copo de kisuqui", "traga kisuqui qui a muié tá engasgano". No afã de chegar na frente para pegar o lanche, teve gente que começou a brigar, cair, rolar pelo chão. Aquelas três importantes, de tanto esforço para garantir os seus, caíram de uma vez só. E no chão, uma olhava para a outra e dizia: "Mais num era pra mim não".
Verdade é que não sobrou um só pão, uma gota de refresco nem uma fatia de mortadela. Porém, por incrível que pareça, ninguém comentava se havia gostado ou não, até evitando falar se havia se esbaldado ou não. O padre e Lucas sorriram pra não acabar mais, e este dizendo ao outro que já sabia como fazer para matar a fome do povo nas futuras reuniões.
Os meninos resolveram que deixariam para limpar aquela sujeira toda no dia seguinte, quando trariam também suas mães para ajudar. E assim, quando todos se despediram e foram embora, Lucas, cansado que só ele, resolveu deitar mais cedo e se alguém rondou por ali na madrugada não pôde nem perceber. Dormiu a sono solto, não sonhou, nem se mexeu na cama até o galo cantar.
Assim que preparou um café, caminhou um pouco pelos arredores e mais tarde já começou a avistar os meninos que vinham pela estrada. Assim que Paulinho chegou a primeira coisa que disse ao amigo foi que tinham matado um rapazinho nessa noite, lá na cidade. Quando Lucas perguntou quem teria sido a vítima e porque mataram o rapaz, o outro respondeu:
- O nome mesmo não sei não, mas dizem que é um tal de Faísca, e também não ouvi dizer porque mataram ele não.


continua...






Poeta e cronista
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: