SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



domingo, 16 de agosto de 2020

BONSUCESSO: UMA FOTOGRAFIA TRADUZINDO A VIDA



*Rangel Alves da Costa


Recebo uma fotografia e nela encontro toda a história de uma povoação. Digo da comunidade de Bonsucesso, povoado pertencente ao município de Poço Redondo, no sertão sergipano, e que nasceu às margens do Rio São Francisco, no seu percurso interiorano e sertanejo.
Numa janela lateral da casa ribeirinha de seu irmão Netinho, a amiga Lorenna Carla clicou sem imaginar que sua fotografia traduziria toda a pujança da povoação poço-redondense e sergipana de Bonsucesso.
Na foto, a síntese de tudo: a história, a fé, o Velho Chico, a ribeira das águas e suas embarcações, as singelas moradias, a vastidão sertaneja subindo e descendo serras e montes. E o povo ribeirinho, nas entranhas desse singelo mundo, moldurando o viver.
No retrato, ao longe se avista o antigo e majestoso Casarão, construído em 1887 e por muito tempo suntuosa moradia dos Tavares. Edificado em local estratégico, pois em parte elevada que permite uma ampla visão desde o rio às serras, surgiu e continua rodeado por uma inigualável paisagem.
Casarão dos escravos, do coronelismo, das cercas erguidas na pedra, da senzala ao lado e da chibata sangrando vidas. Mas também da fé que fez tornar Nossa Senhora do Rosário a padroeira local. A santa, segundo dizem, foi trazida pela matriarca dos Tavares.
E a feição da fé e da religiosidade do ribeirinho está logo mais abaixo do Casarão. A igreja, construída defronte ao rio, abre os seus olhos para avistar o remanso das águas e suas margens.
Sua calçada alta, descendo em direção ao rio, faz com que o templo católico se afeiçoe a uma santidade em cima de andor. Mais abaixo, as canoas parecem sonolentas, meio adormecidas, enquanto as águas embalam seus sonhos de viagens e pescarias.
Uma vastidão de águas espelha a vida do rio. Por caminhos longos, os azuis vão chegando, vão passando, correndo e escorrendo, como seiva de vida que navega nas veias do povo do rio.
Como seiva pulsante de força e fé que percorre as veias do povo do rio...


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: