SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quarta-feira, 26 de junho de 2019

A HISTÓRIA NÃO TEM CULPA (AS PESSOAS SIM)



*Rangel Alves da Costa


Embasado em fontes históricas, leituras e demais pesquisas, hoje eu postei um texto onde eu falava de duas eleições municipais ocorridas num mesmo mês, num recém-emancipado município sertanejo, e todo num entremeado de política, artimanha eleitoreira, poder e violência.
Não narrarei aqui os acontecimentos pela escolha da síntese. Apenas dizer que o texto tratava de eleições municipais e onde os candidatos pleiteantes tiveram tratamento diferenciado da justiça eleitoral de então. Resultado: um dos candidatos, sentindo-se aviltado pelo tratamento que lhe fora concedido, simplesmente não deixou que o primeiro pleito acontecesse, pois roubou as urnas.
Após a postagem feita nas redes sociais, então uma chuva de críticas e até de ameaças começaram a recair sobre o texto e minha pessoa. E tudo, num esbaforimento danado, vindo de familiares de um dos personagens da história relatada. Uma dizendo que eu precisaria pesquisar melhor antes de escrever, outra dizendo que eu procurasse o que fazer, e ainda outra dizendo que queria ter uma conversinha pessoalmente.
Ainda aguardo a visita da parenta do personagem relatado. E aguardo para dizer que na história não há escolha pessoal do narrador, elegendo um como bom moço e ou outro como simples algoz. Na história não há como modificar os fatos para transformá-los em outra realidade. Ou relata ou acontecido - e como aconteceu - ou se estará incorrendo em julgamento pessoal.
Fato é que a história não tem culpa de nada. A história é a realidade, mesmo passada, na sua mais ampla inteireza. Mesmo que haja recortes de situações por falta de informações mais precisas, os dados obtidos devem refletir uma realidade sem disfarces. Não é possível à seriedade histórica que o pesquisador se atenha, por exemplo, apenas a determinados fatos que possam desvirtuar a fidelidade dos acontecidos.
Forjar a história para agradar alguns é não ser fiel ao fato histórico. Ao enveredar por paixões pessoais, certamente que o historiador estará produzindo uma deslavada mentira. Ao elaborar um estudo, por exemplo, para dizer que Lampião foi apenas um bandido ou foi somente um herói, logicamente que o pesquisador já tenciona pela inverdade, eis que com pretensão de apenas opinar ante um contexto histórico.
Como dito, a história não tem culpa se os seus personagens são, muitas vezes, desconcertantes, brutais ou violentos. A história não tem culpa se Hitler dizimou milhões, se Genghis Khan passou o fio do punhal em milhares de cabeça, que Stalin tenha mandado para a morte milhões de desafortunados. A história não tem culpa porque fizeram isso. Culpados são tais personagens históricos, mesmo assim a julgamento do leitor.
Tome-se por exemplo a vida dos santos. Muito biógrafo se volta apenas para o lado santificado de tais personagens e sem a menor análise de suas vidas pessoais, tantas vezes mundanas ou desregradas. É como se o santo já fosse santificado de nascença, sem jamais ter passado pelo cruel e rude mundo dos homens. Estaria cometendo uma falácia aquele que se voltar apenas para o lado bonzinho e humanista de cada um. Ou se relata a verdade ou será melhor nada relatar.
Eis, neste sentido, o teor do inconformismo de alguns pelo que escrevi. Ora, eu não inventei, eu não distorci a realidade, eu não criei situações inexistentes. Os testemunhos ainda são muitos dos acontecidos. E por que, então, dizer que faltei com a verdade? Será que a minha verdade viria somente se eu moldasse a história segundo o desejo de alguns?
Como diz o ditado, as ações e atitudes das pessoas servirão como espelho para toda a vida. Ninguém vai ser apenas bonzinho mais tarde só porque seus familiares assim desejam. Basta saber que são humanos, e como tal propensos aos erros e aos acertos.


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: