SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



segunda-feira, 10 de junho de 2019

Palavra Solta - meu cantar sertanejo



*Rangel Alves da Costa


Gosto é gosto. Ouça a canção que quiser. Mas meu canto é sertanejo, é aboiado, é toadeiro, tem cheiro de mato e de bicho, ecoa mugindo, berrando, sacodindo folha de catingueira. Meu canto é rimado na pega-de-boi, no alazão galopante, no vaqueiro encourado e no sopro fumacento do boi valente. Meu canto tem gibão e perneira, tem peitoral e chapéu de couro, tem cheiro de suor sertanejo e rosto lanhado de mato afiado. Meu canto é destemido, atrevido, um fi da gota de bom. Vem de longe e de pertinho, está ali e acolá. Boi ouve e canta meu canto, vaqueiro ouve e sabe que o meu canto é sua vida, sua história, seu prazer na vaqueirama. Meu canto é matuto, sertanejo, das brenhas espinhentas. Ecoa na florada do mandacaru e no amarelado da flor da jurubeba. Meu canto é assim, aquele mesmo cantar da Santa Fé, da Juazeiro, da Padre Cícero, das ruas em cavalgadas e dos parques de vaquejada. Meu canto vem da voz de Geno, Antônio Neto, Niltão e muitos outros cantores e aboiadores. Meu canto não é de palco não, não requebra nem rebola, não é de sofrência nem de paixão cachacenta. Ora, meu canto não tá no rádio nem na vitrola como coisa fútil, passageira e vulgar, mas ecoando nos sertões desde os tempos mais antigos. Meu canto não vem de um paredão nem de uma mala aberta de som vergonhoso. Não, isso não. Meu canto é sublime, é singelo, é tão belo que até a aroeira se comove ao ouvir meu cantar. Meu canto é o aboio, é a toada, é a voz do vaqueiro, é o eco de um povo em comunhão com sua vida vaqueira. Quem quiser cante comigo. Quem quiser ouça comigo. Garanto, então, que a história cantada não entrará e sairá pelos ouvidos, mas se guardará com alegria bem dentro do coração.

Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: