SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



domingo, 20 de março de 2011

O CAMINHO SEM ESTRADA (Crônica)

O CAMINHO SEM ESTRADA

Rangel Alves da Costa*


Será possível caminhar sem sair do lugar, sem se locomover, sem pegar caminho, sem cortar estrada?
Certa vez o velho sábio das cartas do vento profetizou: Para o norte e para o sul, para o leste e oeste, para toda direção que se olhe há sempre alguém caminhando sem sair do lugar. E assim já foi até o norte, o sul, o leste e o oeste. Hoje seus sapatos estão muito estragados no pensamento.
Mas há que se esclarecer que aqui não se trata, por exemplo, de voar no pensamento, de mentalizar lugares onde gostaria de estar, de teletransportar-se, de ser projetado à distância ou de viajar em sonhos. Nada disso. Pelo contrário, caminho sem estrada pressupõe efetivamente caminhar.
Contudo, do caminhar que falo e do caminho que deve ser percorrido está muito distante de se colocar um só pé no chão para dar o primeiro passo e ir até onde quiser. Há caminho, há estrada, há passos, mas não há ninguém que caminhe, pois aquele que deveria fazer sombra na estrada não saiu um só instante de onde está.
E por que não saiu, se para caminhar pressupõe-se andar, se movimentar, até mesmo correr?
Talvez o velho sábio das cartas do vento tenha alguma resposta: Já vi marcas no chão, sulcos na areia, na lama ou no asfalto fresco, sem que o dono daqueles passos tenha passado por ali um só instante. E até pude avistá-lo adiante, seguindo em frente, mas juro que ele não passou por ali.
Na verdade, se o problema parece de difícil solução, observemos o que disse mais tarde o velho, dando pistas sobre o caminhar sem sair do lugar: Eu estou aqui e estou lá. Não fico pensando nem chego lá através do pensamento. Sei que estou aqui e posso sair daqui e caminhar para ir até lá, e isto farei agora, tenham certeza que irei chegar, mas vejam que nem sairei do lugar...
E dando exemplos de pessoas que fizeram o mesmo, acrescentou:
Não vou falar no Senhor Jesus Cristo, pela sua onipresença e que não caberia citar sua força e possibilidade de estar em todos e em todos os lugares ao mesmo tempo.
Mas os filósofos caminharam pelo mesmo caminho; os grandes sábios da humanidade cortaram desertos, subiram e desceram montanhas, sem arredar um pé debaixo de sua árvore do conhecimento; as pessoas que vivem para fazer o bem e engrandecem a vida com suas atitudes também possuem esse poder.
Depois deles, somente outra qualidade de pessoa pode caminhar sem sair do lugar. Falo de todo aquele que reconhece e valoriza a própria sabedoria, a prudência, a paciência, a tranquilidade, o respeito ao próximo, preza as virtudes humanas e procura caminhar sempre pelas estradas da construção.
Alguém conhece uma pessoa assim? Admito que é difícil encontrá-la em meio ao mundo materialista, desumano, semeador de discórdias, egoísta e que vive instalada no reino das vaidades.
Não sou tão casto, mas também não sou tão impuro. Depuro o melhor para minha pureza. Prego as lições que ouvi um dia: “Só sei que nada sei”, “Sê senhor da tua vontade e escravo da tua consciência”; “A felicidade é para quem se basta a si próprio”; “Nada do que está em potência passa ao ato senão por outra coisa que está já em ato”.
Ah! O sempre bom Aristóteles. Foi o mais ilustre discípulo de Platão e teve como mais ilustre discípulo Alexandre, O Grande.
Basta citar tais fatos para concluir que só é possível caminhar sem seguir pela estrada aquele que sabe ser discípulo e que sabe fazer discípulos. São as lições que caminham, que prosseguem eternamente, sem que o sábio tenha de sair do lugar.





Poeta e cronista
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: