SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

O NOVO ROMANCE (ESCOLHA A TRAMA) (Crônica)

O NOVO ROMANCE (ESCOLHA A TRAMA)

                              Rangel Alves da Costa*


Já escrevi alguns romances e agora estou me preparando para dar vida a mais um. Não vou falar agora sobre o universo que gosto de abordar para não nortear demais minhas pretensões. Mas a verdade é que não decidi ainda qual trama desenvolver. E nesse aspecto você poderia muito bem me ajudar.
Inicialmente pensei em escrever a história de três mundos diferentes que se encontram nas diferenças. O primeiro mundo seria de um povo que vive isolado, sem jamais ter sequer conhecimento da existência de outras comunidades e pessoas. O segundo mundo seria o de alienígenas que chegariam ao local exatamente para moldar aquele povo segundo suas intenções de ter uma base e representantes na terra. E o terceiro mundo seria o dos forasteiros, que ali chegariam desbravando as distâncias desconhecidas. Entre povos tão diferentes, qual mundo prevaleceria?
Mas depois pensei numa estória totalmente diferente. Escreveria sobre uma comunidade de imigrantes que nem pensa em reconhecer os costumes, as culturas, as leis nem as tradições locais. Por outro lado são extremados na defesa desses valores do seu povo de origem. A terra, a semente e a colheita seriam como verdadeiros deuses, e dependem em tudo das estações climáticas e do que colhem para sobreviver. Se há uma colheita ruim tudo desanda na comunidade, sendo vista como mau presságio para os piores acontecimentos. Até que com duas colheitas ruins em seguida, pessoas diferentes começam a adentrar naquele meio, transformando tudo.
Fiz anotações, planejei, teci parte do enredo e deixei num canto. E isso porque me surgiu outra ideia. Tendo por base um extremado realismo fantástico, escreveria sobre pessoas que se reconhecem nos bichos e veem espelhados nestes todos os seus valores morais, éticos, de condutas, de moral e de honra, mas também todo o inverso demonstrado nas ações mais abomináveis. A pessoa sabe que aquele bicho faz tudo que ela faz, pensa o que ela pensa, age como ela age. Contudo, ao ver a prática de determinados atos se revolta consigo mesma, pois acha que seria incapaz de praticar tal absurdo. Então a situação se inverte, pois a pessoa vai fazer de tudo para trazer o bicho para dentro de si e ter o mesmo comportamento dele, como forma de reaprender a viver.
Tudo isso para chegar outra ideia e deixar minha cabeça em redemoinho. Tantas tramas, tantos enredos, tantas estórias diferentes e até com personagens já formalizados, e eis que de repente me vem outra luz. E dessa vez para escrever sobre o comportamento dos solitários, suas aflições, angústias e sofrimentos, e como tudo se modifica repentinamente ao perceberem que a mente de cada um solitário pode dialogar com a mente do outro. Nessa possibilidade de interação sobre as motivações para a solidão, surgem as melhores consequencias, como o retorno da alegria, do compartilhamento e até do amor. A paixão nascida do relacionamento mental.
Quando pensei que já tinha tramas demais e qualquer uma que quisesse escolher daria uma boa estória, um bom romance, me vem um estalo em pleno entardecer. Estava caminhando ao entardecer pelos descampados perto de onde moro e o sopro da ventania me jogou uma estória pronta e acabada na cabeça. E exatamente escrever sobre o vento. Assim, é a estória do vento que nasce e cresce em algum lugar, e já adulto, porém solitário, sente a falta de vida ao redor, de pessoas e bichos, e tudo o mais. Então separa parte de si e chama divide em brisa, vento, ventania, furacão, tornado e outros mais. E manda cada um seguir adiante soprando do seu jeito e carregando consigo o que for possível levar. Depois cada um retorna ao seu lar e espalha tudo o que tenha sido encontrado. E assim vai surgindo uma nova povoação, tendo o primeiro vento como líder dos destinos e de tudo.
Não vou nem mais pensar muito para não me embaralhar ainda mais. Dessas cinco estórias escolherei uma para escrever meu romance. Mas qual? Dê um palpite, indique, escolha, opine, me conte outra estória. Quem sabe sua vida não daria um best-seller?



Poeta e cronista
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com      

Nenhum comentário: