SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



domingo, 6 de março de 2022

Palavra Solta – “é preciso amar as pessoas...”


*Rangel Alves da Costa

 

Muitas vezes, apenas um cumprimento. Outras vezes, apenas uma palavra. E ainda outras vezes, apenas um olhar e um sorriso. Mas também, e principalmente, a aproximação e o diálogo. E sempre a retribuição naquela pessoa que sequer imaginaria ser recordada com qualquer gesto de atenção. Assim acontece. E se a gente imaginasse quanto bem nos faz o reconhecimento, o respeito, a amizade, a cordialidade e a valorização do próximo, certamente não caminharíamos tão sozinhos pelos passos da vaidade e do egoísmo. É preciso amar e valorizar as pessoas, é preciso reconhecer no outro as suas lições e os seus passos pela estrada. De vez em quando eu passo e avisto Dona Maria Dias em sua janela, ou mais lá dentro sentadinha no sofá. De vez em quando eu andejo por outros locais e avisto pessoas de mais idade ou já envelhecidas em suas portas, calçadas ou janelas. Será que perco tempo ou pedaço de mim é retirado se cumprimento, se sorrio e brinco, se mais me aproximo para um proseado? Pelo contrário. Se passo sozinho e divido minha palavra com o conterrâneo, com aquela pessoa em sua calçada ou janela, certamente que sozinho não mais seguirei. Comigo levarei a lição do que imaginava saber, mas ainda não sei.




Nenhum comentário: