SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sexta-feira, 5 de agosto de 2011

DOIS CEGOS (Crônica)

DOIS CEGOS

                                        Rangel Alves da Costa*


Dois cegos, grandes amigos, se encontram sempre ao entardecer do pacífico jardim. Nesse encontro, durante uma caminhada e outra, ou sentados no costumeiro banco, vão tecendo suas considerações de parte a parte.
Você hoje veio com uma cara mais queimada de sol do que pescador sem chapeu. Subiu naquela montanha que você freqüenta sempre?
Tanto quanto eu você é cego de nascença, daí que não tinha nem como você saber se estou com o rosto queimado ou não. E de onde tirou essa ideia que subo na montanha de vez em quando?
Ora, foi você mesmo quem disse assim que chegou. Disse que ia evitar vento forte no rosto e que estava com o espírito mais leve, mais suave, mais feliz. Também gosto da natureza e é por isso que amanhã vou entrar no meio do mato pra caçar borboleta e araçá. Sabe que nem lembro do tempo que eu fazia muito isso?
Só mesmo vendo caçando borboleta e pegando com a mão cada frutinha amarela ou vermelha. Se eu fosse você preferia araçá amarelinho que é mais doce. Traga-me uma borboleta de olho azul e uma cuia de araçá. Se você fizer isso vou colocar linha no buraco da agulha e costurar uma colcha de retalhos inteirinha.
Você não quer ir comigo não? Por onde eu vou tem um pequeno rio que é cheio de peixe. Você vai saltando as pedras até chegar num lugar mais fundo e joga a tarrafa. Se você não quiser pescar pode muito bem colher umas flores do campo pra presentear à sua namorada.
Se eu disser que fiz isso ela diz que enlouqueci. É muito arriscado cego se meter a pescador e jardineiro e se dá muito mal na empreitada. Teve um que chamou a namorada pra ver a lua em noite de breu. E levou um livro de poesia pra ler debaixo do brilho do luar. E leu. Só que ela resolveu trocar ele por um que não fosse doido.
É mesmo, é mesmo, por isso mesmo acho que todo cego devia se acostumar do jeito que é e não querer enxergar mais do que os outros. Eu mesmo faço de conta que não vejo nada, como realmente não vejo. Mas quando passa uma mocinha reboladeira não há como não dar um psiu.
E como você sabe que ela é nova e que é reboladeira? Quando é que você vai deixar essa mania de dizer que enxerga tudo que passa à sua frente, que consegue fazer o que bem entende, que tem uma vida normal?
Normal eu sempre fui, e muito mais do que os outros que pensam que vêem tudo só porque têm a visão sem problemas. Só vejo cego nesse povo assim. A pessoa ter o dom de ver tudo na maior claridade, na forma, na cor, na dimensão, na distância e em tudo, e depois ainda faz de conta que o que viu não vale nada, só mesmo sendo o maior cego do mundo.
E sobre a mocinha reboladeira?
Ah, sim, já ia me esquecendo. Não olhe agora não, mas vem uma ali. Sim, como eu ia dizendo. Já disse que não é pra olhar agora que é muito feio, e só vale mesmo a pena quando ela já passou um pouquinho, e aí a gente chega vê de perto o rebolado, sente o cheiro, a lindeza, tudo. Sim, mas continuando. Sei que é mocinha, nova, bonita e reboladeira pelo perfume que usa...
Mas como assim, como pelo perfume que usa?
Perfume lembra flor e nunca vi ninguém dizer que uma flor fosse feia. Daí que já sei que ela é bonita, pelo aroma que exala pelo ar e chega direto ao meu coração sempre apaixonado. Perfume lembra sempre primavera florida, e chega fico vendo diante de mim aquelas flores bailando lentamente no vento macio que sopra nessa estação. E como as flores ao vento, sei que ela passa se rebolando pertinho de mim...
Gostei da resposta, amigo, coisa de verdadeiro poeta. Por que não pega da pena e escreve um livro?
Para escrever poesia é precisa ver cada letra, cada palavra, cada verso. Dói muito ao poeta jogar numa folha qualquer emaranhado. É preciso escrever de um jeito que a poesia se sinta construída e levante, chegue até você e dê um beijo de agradecimento. Mas sou cego, apenas um cego...



Poeta e cronista
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com 

Nenhum comentário: