SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



segunda-feira, 10 de dezembro de 2018

FEIJÃO DE CORDA COM CARNE DE BODE



*Rangel Alves da Costa


Não sei por qual motivo ou mistério, mas a verdade é que logo cedinho me veio um cheiro perfumado e temperado de feijão verde de corda com carne de bode. E no cheiro da panela fervendo, da comida pronta, daquele tempero autenticamente sertanejo, também uma vontade danada de comer.
Que coisa mais estranha, aprazível e apetitosa. Mulher grávida é que de repente inventa de estar sentindo esses cheiros e logo vem com inesperados desejos. Belânio de Queremilda se viu feito doido quando em meio a madrugado a mulher grávida desejou comer sopa de cabelo de boneca de milho. Ele então disse que ia à roça e nunca mais voltou.
Tais coisas acontecem, é verdade. Mas comigo foi coisa de estranhar mesmo. Dependendo da fome, até que seria normal sentir cheiro de cuscuz, de tripa, de café, mas por que logo de feijão de corda com carne de bode, como alimentos únicos e inseparáveis naquele momento? E tão cedo era que ninguém da vizinhança poderia estar preparando aquele tipo de comida. Feijão de corda cozinha rápido, carne de bode não demora muito para ficar no ponto de comer e se lambuzar.
O problema era o cheiro, o aroma temperado tanto do feijão como da carne. Era como se eu estivesse numa cozinha e já destampando a panela para sentir pelo ar aquela quentura balsâmica subindo e subindo, sendo completamente tomado pelo prazeroso perfume sertanejo. Um cheiro verdoso, temperado, apetitoso. O outro cheiro oloroso, acentuado pelos temperos, enchendo a boca de água e o estômago desejoso de saborear.
Já imaginaram: feijão de corda verdinho, novinho, preparado no tomate e cebola e recebendo um pouco de coentro já em ponto de ser servido. Já imaginaram: uma carne de bode carnudo, recém-chegada da banca da feira, lavada e bem lavada, cortada e colocada na panela com todos os temperos existentes na cozinha sertaneja. Colorau, tempero, alho, cebola, pimentão, tomate, e mais e mais. E depois deixar que o fogão de lenha ou a gás cuide do resto.
Tanto o feijão de corda como a carne de bode é de cheiro inconfundível quando está cozinhando, e também depois de pronto para ser servido. Fácil demais comprovar. Basta levantar a tampa da panela uns dois minutos depois de o fogo já estar desligado. A pessoa come ali mesmo, só com o cheiro, sem precisar de prato, garfo, colher, nada. Muita gente até despeja numa xícara o caldo ralo do feijão e bebe de se fartar. Com tiquinho de farinha também desce bem.
 Mas naquela hora da manhã - bem antes das oito - era como se eu estivesse à mesa e tendo um prato já devidamente preparado com tais iguarias. E mais: com um tiquinho de pimenta ao lado para molhar e dar um sabor mais picante ao feijão. A pimenta, aliás, faz parte desse trio de gulodice: não há feijão de corda com bode sem que o molho de pimenta esteja intrometido. Para muitos, o verdadeiro sabor vem do caldo da pimenta logo ao lado.
O sertão conhece muito bem essa história. Os de mais idade (e talvez alguns jovens) algum dia já experimentaram o feijão de corda comido em bolo. O prato é preparado normalmente, com feijão, farinha e carne, mas ao invés do garfo ou colher, a pessoa mete a mão no prato e começa a amassar a comida até formar um bolo. Depois é só levar o bolo de feijão à tigelinha de pimenta amassada no caldo do próprio bode e comer. A coisa melhor do mundo.
Realmente, comida da terra, quando sertaneja mesmo de nascença, jamais deveria ser saboreada através de garfo, faca ou colher. Na mão mesmo, fazendo bolo, passando no caldo da pimenta e comendo. Por isso que o Velho Titó antes da assentada mandava preparar a rede na varanda. Fartava-se no feijão de corda com bode e pimenta, depois mordia um pedaço de rapadura e ia sonhar comendo mais na rede logo adiante.
Sim, mas voltando ao cheiro sentido esta manhã e o meu desejo crescente de comer feijão de corda com carne de bode, peço apenas que me convidem para um simples regabofe no próximo final de semana, a partir de sexta. Não precisa nem garfo, faca ou colher. Já sabem por que.


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: