SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



terça-feira, 25 de dezembro de 2018

MUTUCA



*Rangel Alves da Costa


A mutuca, eita bicha maluca, com punhal futuca e até faz sangrar. Assim corria o dizer pelos sertões adentro, buscando contextualizar o poderio nefasto dessa mosca grande chamada mutuca.
Como dito, as mutucas são moscas grandes, próprias das matas, mas aparecendo também de vez em quando nas povoações interioranas. De olhos grandes, boca afiada, sua mordida causa uma dor terrível.
Ao entrar na mata e sentir uma picada medonha e dolorosa, Picada não, verdadeira punhalada, de dor queimosa e logo a marca na pele. O mais costumeiro mesmo é que depois surja logo o inchaço e o sangramento.
Dizem que fazem assim por que necessitam das proteínas do sangue para a produção de ovos. Somente as fêmeas tão esfomeadas pelo sangue humano. Muitas vezes, mesmo a roupa grossa não impede que a bicha morda sem dó.
A picada da mutuca pode causar um problema muito mais grave que o inchaço e o sangramento. Como ela também morde outros animais, possíveis doenças podem ser transmitidas acaso estes estejam infectados.
Como visto, a mutuca é bicho desarvorado demais, por isso mesmo evitado a todo custo. Do perigo que representa, logo se transformou em motejo por todo lugar do sertão. Os dizeres são muitos, e tudo nascido da sabedoria da terra para fazer analogia de sua picada perante muitas outras situações.
“Mutuca chupa sangue de bicho magro no sertão, mas nunca chegou nem perto do valente Lampião, que dava o troco numa mutucada de mosquetão que a mutuca sem vida logo caía ao chão”.
“A língua de Zeferina é mutuca da pior, pois fere e faz sangrar sem ter piedade e sem dó, ainda pro riba envenena de o cabra virar só pó”.
“Existe a mosca pequena e a mutuca de canhão, a mosca que até da pena e a mosca de supetão, uma pra gente acena e a outra chega em furacão”.
“Não tenho medo de cobra nem de feroz cascavel, não sinto gosto de sal nem o amargo do fel, mas Deus me livre encontrar uma mutuca ao léu. A dor é tão grande e tão feia e o sofrimento farnel”.
Além disso, em dizeres que vão da feira aos bancos de praças, logo a mutuca passa denominar um monte de coisas e situações. Sofre mais que dor de mutuca. Tem língua mais ferina que a da mutuca. O falso amigo é uma mutuca venenosa. Mulher safada é picada de mutuca.
O simples nome mutuca causa indescritível espanto. Quando o molecote gritou olha a mutuca, teve gente correndo, pulando, procurando por todo lugar a presença da desarvorada. Mas nem sempre assim.
Nem sempre assim por que tem gente que parece gostar. Passou uma mocinha e o mesmo molecote gritou “olhe a picada da mutuca”. Então ela, na maior cara de pau do mundo, simples disse: “Aonde? Eu quero, eu quero...”.


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: