SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



domingo, 25 de dezembro de 2011

DA HUMILDADE E DA FÉ (Crônica)

DA HUMILDADE E DA FÉ

                                          Rangel Alves da Costa*



Aqueles que conhecem os sertões, já caminharam pelas suas vastidões e conheceram um pouco do jeito de ser do seu povo, principalmente aquele mais carente e que vive nos lugares mais afastados, haverá de saber que em cada olhar se expressa fervorosamente a fé e a religiosidade.
 Cada povoação é igreja e templo, santuário e cruz erguida nas distâncias do horizonte. É, pois, confortante saber que nestes lugarejos empobrecidos e esquecidos pela sorte e principalmente pelas autoridades, vive um povo decidido a enfrentar as durezas da sobrevivência tendo por base apenas a imensa e inabalável confiança no Deus dos humildes.
Logo na porta da casa a plaqueta indica que Deus mora ali. A imagem grande, ladeada por fitas e rosários logo no primeiro vão da morada, realmente não deixa dúvidas, pois o quadro antigo com a representação divina serve para proteger e abençoar. E no entrevão outra plaqueta diz que “Aqui mora uma família feliz”.
Abaixo do ceu de telhado quebrado ou de palha dispersa, pelas paredes de barro os santos e anjos fazem moradia. Deus Pai Eterno, Nosso Senhor Jesus Cristo, Coração Sagrado de Maria, Santo Expedito, São Jorge, A Virgem Imaculada, Nossa Senhora Aparecida e muitos outros emissários da fé dividem espaço no empobrecido ambiente com duas figuras permanentes na devoção sertaneja: Padim Ciço e Frei Damião.
Não existe hora certa para a louvação, para a prece, para a oração. Aliás, o nome de Deus ou de Nosso Senhor são lembrados a cada minuto e diante de cada situação surgida, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença. Se o tempo está seco demais, a promessa para a chuva cair; se o filho ausente não dá notícia, a prece para o seu retorno; se algum desassossego incomoda, então a velha senhora vai depressa se ajoelhar aos pés do oratório.
Aliás, possuir um oratório num canto de casa é a riqueza maior que uma família sertaneja pode ter. Ajoelhados diante daquele pequeno ceu se torna mais fácil de serem ouvidos e atendidos na busca de proteção, de resolver problemas, de buscar soluções para tudo na vida. Quando sobra dinheiro da feirinha miúda, logo se avistará uma velinha acesa.
Quando não se tem o oratório, os passos cansados todos os dias caminham em direção à capela, à tímida igrejinha, sempre carregando a esperança de que de lá voltará com as bençãos do mundo. E para confirmar tanta fé, mesmo que ninguém saiba ler mesmo juntando letra com letra, uma velha bíblia poderá ser encontrada aberta num sermão, num salmo, numa parábola. E a oração que já se expressa sozinha no coração, desde o primeiro minuto do acordar ao instante de se benzer pra dormir.
E nos terços, ladainhas e procissões, a coisa mais bonita de se ver e sentir são a tanta, a imensa fé e devoção, de um povo crente que Deus é a terra, é o chão, é a natureza, é a casa, é a vida, é tudo. E verdadeiramente é. Como sempre será diante daqueles que fazem da fé a esperança por dias melhores.
E por isso mesmo entoam: “A nós descei, divina luz!/ A nós descei, divina luz!/ Em nossas almas acendei/ O amor, o amor de Jesus!/ Vinde, Santo Espírito/ E do céu mandai luminoso raio!/ Vinde, Pai dos pobres/ Doador dos dons, Luz dos corações!/ Grande defensor/ Em nós habitai e nos confortai!/ Na fadiga pouco, no ardor brandura e na dor ternura!”.
E incansavelmente: “Vitória, tu reinarás, ó cruz tu nos salvarás!/ Vitória, tu reinarás, ó cruz tu nos salvarás!/ Brilhando sobre o mundo/ Que vive sem tua luz/ Tu és um sol fecundo/ De amor e de paz, ó cruz!/ Aumenta a confiança/ Do pobre e do pecador/ Confirma nossa esperança/ Na marcha para o senhor/ À sombra dos teus braços/ A Igreja viverá/ Por ti no eterno abraço/ O Pai nos acolherá”.
Sem estudo algum, pronunciando erroneamente palavras e até criando outras que dão ideia de expressão, mas quando abrem a boca para o canto glorioso, a prece divina, a cantiga louvando o Senhor, então as palavras saem pronunciadas tão corretamente que parecem doutoras de qualquer coisa.
Formadas na fé. Na fé, devoção e religiosidade. Tanta coisa bonita demais num povo que nem sempre sabe se amanhã vai ter o pão pra comer. Mas nada disso importa, pois Deus virá em seu auxílio, estenderá sua mão, estará sempre ao lado. Aliás, sem essa fé não haveria motivos para a vida, pois a vida é Deus.



Poeta e cronista
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: