SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



segunda-feira, 8 de abril de 2013

PALAVRAS NÃO DIZEM NADA, ABSOLUTAMENTE NADA (Crônica)


Rangel Alves da Costa*


Adiante comprovarei que as palavras não dizem e não valem nada, absolutamente nada. Faria diferente, voltaria atrás, se você conseguisse me provar agora ter absoluta certeza de que é verdade aquilo que ouve e tudo o que diz.
Experimente fazer isso. Olhe para trás e veja se jamais se enganou ao confiar demais naquilo que ouviu, se nunca sofreu por ter acreditado em belas palavras vindas de bocas insuspeitas, se já não sofreu ludibriamento verbal de alguém que tanto confiava. E imagine também quantas vezes já usou deliberada e intencionalmente da mentira.
A verdade é que a palavra é tão amiga da inverdade como o mau-caratismo da falsidade. E quando é verdadeira, quando a palavra procura fielmente expressar uma realidade, ainda assim nunca é totalmente acreditada. E com razão. Quem conhece os seus falsetes logo se apega ao tomeísmo: ver para crer.
Também é verdade que nenhuma palavra sai de uma boca humana carregando o dom da santidade, da pureza ou da inocência. Crianças fingem, mentem, brincam para obter o que desejam; amantes sempre dizem além dos reais sentimentos; vizinhos transformam grãos em montanhas. A própria voz íntima nem sempre diz a verdade.
A palavra em si é inofensiva, realmente despida de qualquer maldade ou falsidade, mas apenas enquanto som fonético, ruído, expressão. O que a suja, macula, torna reprovável é a intencionalidade nela contida, o objetivo de quem a transmite. Sai da boca límpida, cristalina, mas vai sendo transformada assim que o som é propagado e chega ao outro.  
Ora, o que é a palavra senão uma expressão, algo pronunciado, uma informação repassada? Qual a prova de verdade na expressão pronunciada, quem sabe dizer se aquilo pronunciado é verdade ou não? A máquina até que pode verificar a probabilidade de mentira, mas o que vale é o dito no instante.
É o falado e ouvido que causa impacto, comove, tremula, entristece, alegra; é a força da expressão que pode mudar toda uma situação, impedir uma realização, dar forças para o prosseguimento. Mas será verdadeira a palavra que tem o dom de causar tantas consequências?
Não há mecanismo humano, recurso tecnológico ou qualquer outra coisa que impeça a pronúncia do que a pessoa bem entender. Poderá sofrer consequências após, mas no instante da boca livre não. É nesse instante que demonstra toda a sua força, pois ouvida, acreditada ou desacreditada, impondo sempre reações no ouvinte. E tanto poder para nada, absolutamente nada.
Repita-se, pois, que palavras não valem nada. A pessoa abre a boca e diz o que bem entender, o que quer e como quer. Tome-se por exemplo a palavra do mentiroso contumaz. De tanto mentir, falsear a verdade, modificar a realidade dos fatos, passa a ser totalmente desacreditada. Ainda que jure ajoelhado estar dizendo a verdade nenhuma valia terá sua confissão. Mas a palavra pronunciada por outra pessoa, tida como insuspeita, não é diferente daquela do mentiroso.
Indago: Qual a prova de verdade que se tem ao ouvir uma pessoa pronunciando qualquer coisa? Nenhuma, absolutamente nenhuma. A expressão pode ser verdadeira ou não, pois o ouvinte não tem o dom, naquele instante, de verificar nada acerca de sua veracidade. Daí que a palavra é apenas um som, uma pronúncia, e despida de qualquer valoração de verdade.
Quem advoga é forçado a ouvir aquelas advertências vindas dos magistrados, no sentido de alertar a testemunha que ela está ali sob juramento, para dizer apenas o que for verdade, sob pena de incorrer nas sanções legais. E jamais soube de caso onde o testemunho mude de versão apenas por medo de sair algemado da sala de audiência.
Pelo contrário, pois sempre expressa, confirma e reafirma aquilo que o advogado achou mais conveniente como defesa. E tal fato prova que, mesmo sob juramento, a palavra toma o contorno que a pessoa quiser. Deveria sair da boca de um jeito, mas sai de outro. E quem irá provar, naquele instante, que está mentindo?
Portanto, não se contente muito ao ouvir um te amo. Procure acreditar na pessoa, conhecer a realidade do amor, para depois não se sentir amorosamente ludibriado como tantos outros.
  

Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

Um comentário:

Ana Bailune disse...

Bom dia... bem, não acho que a palavra não valha nada, embora creia que nem toda palavra seja verdadeira... olhos nos olhos é importante.Mesmo assim, algumas pessoas mentem melhor desta maneira.