SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



domingo, 31 de março de 2019

A MOÇA QUE CANTAVA TRISTE



*Rangel Alves da Costa


Joana das Flores, assim era o nome dela. Um nome, aliás, muito alegre e florido para uma mocinha de cantar tão triste. Triste ela mesma, e mais triste ainda a melodia ecoando de sua voz bonita.
Acaso cantasse alegrias, felicidades, conquistas, amores amados e conquistados, até se poderia dizer que das Flores era uma cantora completa, com sua voz passarinha e seu mavioso compasso de encantar sereia.
Ecoava seu canto triste quando no quintal, enquanto lavava roupas. Soltava sua voz tristonha em tristonha canção quando estava derreada no umbral da janela, avistando o mundo lá fora e com olhos de dor e ausências. Cantava triste no seu quarto, por todo lugar.
E que letras tristes aquelas daquelas canções entristecidas:

“Que venha a noite em meu viver
nenhuma luz em mim a clarear
basta-me a dor e do mundo seu sofrer
pois sem amor no coração nada mais há

ave agourenta traga-me seu pio de lamento
no breu da noite os meus olhos são de mar
chorar a lágrima de uma vida de tormento
pois sem amor no coração nada mais há

então que venha a noite com seu luar de fel
veneno em cálice em minha boca a derramar
não há viver aqui na terra nem no céu
pois sem amor no coração nada mais há”.


Após cada canção, após cada melodia espalhada aos ventos desalentados, Joana das Flores levava o lenço aos olhos e enxugava o que restava de dor pela canção. E no seu peito, certamente o mesmo canto magoado e cheio de entristecimento. Por mais que pedisse um canto novo, um canto alegre, não havia jeito, pois ao longe ecoava coisas assim:

“Punhal de ponta afiada tão amigo do meu peito
nada mereço além da dor e do sangue derramado
um viver triste e pelo sofrimento assim desfeito
vai coração e foge do meu peito enjaulado

sobre as brumas dos caminhos espinhentos
meu passo segue todo ferido e lancinante
num grito preso e sem mais força aos tormentos
túmulo aberto e onde a cruz é meu amante

não chorem por mim depois de minha partida
dê-me as lágrimas que preciso mais chorar
daqui a pouco chegará a ventania em despedida
e no além será meu lar e meu eterno repousar”.

Mas um dia, mais precisamente ao entardecer de horizonte avermelhado, a mocinha parou o seu melancólico canto assim que avistou alguém passando ante sua janela. Tão belo rapaz, mas tão formoso rapaz, que num instante ela reinventou-se numa nova canção, e como nunca havia cantado antes:

“Quem quiser sofrer dou minha canção
encontrei alguém para um novo cantar
aquele belo rapaz sorriu ao meu coração
e ele com amor é que eu vou me entregar”.

E nunca mais a mocinha cantou tristezas. Mas continua cantando, só que numa felicidade tal que alguém diria ser a mais contente do mundo. É o amor e o seu canto transformador.


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: