SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quinta-feira, 12 de maio de 2011

LEMBRANÇAS E SAUDADES DE AMANHÃ

LEMBRANÇAS E SAUDADES DE AMANHÃ

Rangel Alves da Costa*


Juro, não é loucura, por isso vou de galope na minha lucidez para dizer que estou lembrando e com muita saudade de amanhã.
Qualquer pessoa, você mesmo, poderia afirmar da impossibilidade de dizer o que digo, simplesmente pelo fato de que ninguém pode lembrar e sentir saudade de algo que ainda não conhece, ainda não viveu, não sabe como vai ser.
Mas juro por Deus que afirmo em plena consciência, sabendo verdadeiramente o que digo: neste momento me chegam lembranças e saudades de amanhã!
Na vida, nesses anos todos que tenho vivido, talvez as mudanças realmente visíveis fossem da criança chorando em cada braço para o adulto tentando não chorar a cada passo.
Passar pela vida, crescer, ir transformando o corpo e a mente são transformações normais que ocorrem com qualquer um. Seguindo uma lógica, se pensasse melhor a criança já saberia perfeitamente o que encontraria pela frente.
Assim, a cada passo que se dá e o aprendizado que se tem, surgem as lições cuja sabedoria nada mais serve do que preparar a pessoa para o amanhã. Quando chega o dia seguinte nada surpreenderá tanto se já conhece um pouco sobre o que vai acontecer.
Ainda nesse passo, aprendi que se o amanhã de certa forma já é construído hoje, então não é impossível que aquilo pretendido para o dia seguinte seja o melhor que possa alicerçar.
Como dificilmente alguém pensa em ser infeliz adiante, logicamente que o que se faz agora, como forma de refletir amanhã, será no sentido de se alcançar momentos de felicidade, instantes de prazer, um dia vivido na plenitude da bonança.
Logicamente todos sabem que por mais esforço que se faça para se alicerçar hoje o melhor para amanhã, nem tudo será conseguido. Muitas vezes quase nada, mas sempre perdurando aquela felicidade por ter buscado o melhor.
Tais aspectos são essenciais na vida do ser humano porque a cada novo dia ele já desperta com a expectativa altamente positiva de que aquele será um grande dia. E tal positividade no pensamento permite nem se preocupar com pequenos fatos que vão surgindo somente para tentar dificultar a realização das coisas.
E quando a pessoa cada vez mais levanta para o seu dia feliz mais ele se esforça nesse dia para o dia seguinte ser ainda melhor. Os problemas ocorrem, as coisas nem sempre acontecem como o esperado, mas nada impede a certeza de estar ao lado da felicidade.
E chega num ponto, onde o dia de amanhã já pode ser antevisto porque já construído em torno da máxima realização, que o indivíduo chega ao estágio de poder dizer que já tem lembranças e saudades de amanhã.
Surge mais uma vez a pergunta: como é possível ter lembranças e sentir saudades daquilo que ainda nem ocorreu?
Ora, é muito fácil responder: você tem tanta fé e consciência de que amanhã concretizará seus planos, objetivos e sonhos, que apenas um dia será pouco para tanta felicidade. E certamente você já estará também antecipando as lembranças e as saudades do dia após amanhã.
Por isso que eu disse que não sou louco. Desde já afasto de mim qualquer possibilidade de que amanhã exista uma gota sequer de tristeza. E isso porque não haverá tempo para mágoas, desilusões ou angústias.
No lugar desses sentimentos perversos, já me imponho como certeza e devotamento o alcance da plena felicidade possível.
Ora, meu dia de amanhã vai ser para reencontrar Jorge Amado e Pessoa, apreciar com Scarlet O’Hara o entardecer de Tara, ouvir Mourão com Quinteto Armorial, escrever um poema para o meu amor, encontrar o meu amor, viver com e para o meu amor.
Tudo isso já me faz sentir lembranças e saudades de amanhã.



Poeta e cronista
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: