SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sexta-feira, 21 de outubro de 2011

PALAVRA BONITA (Crônica)

PALAVRA BONITA

                                       Rangel Alves da Costa*


Senhora dona da casa, por Deus louvado, Nosso Senhor Jesus Cristo, não sei nem o que dizer pela água de beber, pelo café de acalentar, pela fatia de bolo oferecida, pela vida, pela vida, pelo imenso agradecimento, gostaria de me despedir dizendo a palavra mais bonita que possa existir.
Senhora dona da casa, já que merece tanto dizer e uma só palavra seria tão pouco para tão grande prazer e agradecimento, então faz assim: eu vou dizendo palavra e quando chegar na que a senhora dona da casa achar mais bonita grita pro menino abrir a cancela, tá certo assim?
Senhora dona da casa digo obrigado, muito, mas muito obrigado mesmo. Como a porteira da casa não se abriu com esse obrigado então penso logo em dizer agora outra coisa.
Senhora dona da casa a senhora fez demais por mim, coisa que só uma mãe faz com filho. Mas pelo jeito não fez, pois a boca anda calada e a porteira ainda fechada.
Senhora dona da casa sei que não haverá outra igual à senhora. E parece que nem gostou, pois pro menino nem olhou, o dedo nem levantou e a porteira parece que emperrou.
Senhora dona da casa que a paz e a felicidade fiquem com a senhora. Mas quando pensei que já ia gritar pra porteira se abrir, apenas abriu a boca, fez jeito de quem ia ordenar e resolveu se calar.
Senhora dona de casa me dê licença que já vou, muito agradecido que estou. E ela nem olhou pra mim e muito menos pro menino, virou a cabeça pro tempo e talvez tivesse avistando chuva.
Senhora dona da casa que seja sempre muito feliz e que tudo de bom na sua vida chegue em dobro. E talvez ela tenha achado pouco ou quase nada, pois olhou foi pra boiada, pro curral na chiqueirada e pro menino disse nada.
Senhora dona da casa, minha senhora bondosa, esse humilde filho do tempo dá adeus e vai embora. Vontade de sair deu, mas como não tinha aonde ir, cancela fechada e sem ninguém pra abrir, então achei melhor achar palavra melhor pra que ela se animasse e embora me mandasse.
Senhora dona da casa, juro que volto outro dia, ficar aqui foi alegria, mas tanto tenho de partir. Mas que partir que nada, nem ir por caminho nem seguir por estrada, pois a boa mulher nem se mexia, não fazia nada, e acolá a porteira continuava fechada.
Senhora dona da casa, agora não tem mais jeito, tenho de andar muito eito e já tá ficando tarde, então inté mais e até logo. Mas sair como, meu Deus, se a mulher até que pareceu que ia abrir a boca, porém foi só pra bocejar e eu no mesmo canto ficar.
Senhora dona da casa, possa acreditar que amanhã lhe trago um presente e uma flor, uma canção de um velho amor, que bem sei que nesse coraçãozinho dele vai se alembrar, agora me deixe ir que preciso seu presente sortir. E o que vi foi a tristeza, a mulher um tanto chorosa, lembrando o amor de um dia e me deixando ali naquela agonia.
Senhora dona da casa, juro que não quis magoar, mas também juro retornar com a carta do seu amor, agora faça o favor de me deixar seguir, ir agora atrás dele sem demora. A tristeza continuou, a senhora agora chorava, com um lenço se enxugava e no meu pedido nem assuntava, me deixando ali pregado na angústia que eu estava.
Senhora Dona da casa, a missa já vai começar, ouço o canto das beatas, enxergo adiante a procissão, que belo cortejo senhora, velas acesas à mão, que bela imagem de Cristo, eis a nossa salvação, a missa vou acompanhar assim que ela passar. Mas ela levantou e ficou esperando a missa logo chegar, mas como ela não vinha, pois foi tudo invenção, então ela disse que a porteira quem ia abrir era o sacristão.
Senhora dona da casa, senhora minha senhora, só brinquei sem ofender, pois a procissão dos meus olhos está em todo lugar, pois levo Deus no coração aonde eu possa estar e foi por isso que eu disse que ele está a abençoar. A benção meu Deus, a benção meu Pai, a benção meu Senhor, que agora a porteira se abriu e agora já vou.
Vai com Deus, filho meu e que nunca esqueça essa palavra no coração. E que palavra mais bonita: Deus! Aquele que abre portas, cancelas, porteiras, tudo e faz filho meu caminhar pela vida!




Poeta e cronista
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com  

Nenhum comentário: