SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

VAQUEIRO ELIAS



*Rangel Alves da Costa


Toda vez que encontro o amigo Elias, ou Elias de Tonho Gervásio, como é mais conhecido, eu festejo por dentro e por fora.
Não há criatura sertaneja mais alegre, simpática e de prosa boa, que ele. Parece nunca estar preocupado. Também nunca foi encontrado de cara feia ou de poucos amigos.
Toda vez que o encontro é um abraço apertado. Era muito amigo de meu pai Alcino e continua meu amigo também. Aliás, com Elias meu pai proseava de quase passar o dia inteiro.
No último encontro, na sexta de feira interiorana, apimentei o reencontro ao perguntar quem ele achava o maior vaqueiro de todos os tempos nas caatingas de Poço Redondo e arredores.
Pergunta mais que melindrosa perante um vaqueiro afamado, ante um verdadeiro titã das caatingas e cuja história já é cantada por todos. Mas ele, um tanto surpreendido, não pensou duas vezes para dizer:
“De todos, e digo sem medo de errar, que nenhum se igualou a Rivaldo de Janjão. Rivaldo, que dias atrás deixou o sertão mais triste e foi vaqueirar lá nos céus, foi o maior vaqueiro entre todos. E pertinho dele, quase no mesmo prumo, estava Tião de Sinhá. Dava gosto ver esses dois na verdadeira pega-de-boi, no meio do mato atrás de boi valente, vencendo os espinhos e as pontas de pau para dar cabo da empreitada. Por outro lado, quando se falava em rastejador, aquele que parece que sente o cheiro do bicho e vai atrás pelas marcas dos cascos fincadas na terra, não havia outro igual a Bastião de Timbé. Nunca houve no mundo um vaqueiro que descobrisse a presença de um boi, já passado mais de ano de seu desaparecimento, apenas pelo rastro encontrado. E Bastião de Timbé avistava a marca no chão e dizia qual era o boi e onde ele estava. E não errava não. Um ou dois dias depois, ou mesmo com mais tempo, nas lonjuras do mundo, e o boi estava lá. Não errava uma. Outro rastejador respeitado era Nofinho. Mas igual a Bastião de Timbé nunca houve um igual. E ele tá aí pra contar muito melhor essa história”. Mas quando eu perguntei sobre o que tinha a dizer sobre o vaqueiro Elias, sobre ele mesmo, quase dá gargalhada para dizer: “Deixe pra lá!”.
Deixe pra lá nada, Elias. Há que se reconhecer sua majestade e soberania na vida vaqueira. Todo animal e toda caatinga ainda reverenciam a sua passagem. Você sempre foi e sempre será reconhecido como um dos maiores vaqueiros da história sertaneja.
O bicho conhece o seu nome, a caatinga conhece o seu nome, a vaqueirama proclama seu nome. E Poço Redondo simplesmente o festeja com orgulho e gratidão.


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: