SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

A SOLIDÃO E A ÁRVORE - 17 (Conto)

A SOLIDÃO E A ÁRVORE - 17

Rangel Alves da Costa*


Cinco minutos após e os dois caminhavam de volta ao casebre. Pai e filha de volta ao lar.
Milagrosamente o pai já curado de suas dores e a filha com o coração enobrecido por ter resolvido aquela situação de outra maneira, muito diferente do que imaginava.
Mesmo que entorpecida pela misteriosa ventania, ainda assim ela estava temendo pela sua vida e seu destino quando o pai despontou com aquele aspecto de fera ferida.
Vai ser agora, pensou. Ele vai bater até me deixar toda moidinha e ferida até morrer lentamente, aqui mesmo nesse lugar. Pensou, pois, que morreria ali mesmo no seu reino encantado.
A misteriosa ventania aplacou os ânimos dele com força surpreendente. E a fera escondeu suas garras, tornou-se homem e pai, e por isso mesmo fazia tudo para não dar o braço a torcer.
Para não admitir que deveria ter um diálogo com a filha, conversar melhor sobre aquela situação toda, agradecer pelas ervas maceradas que ela havia colocado no seu joelho machucado e havia dado tão bom resultado.
Para não demonstrar nenhum senso de bondade, compreensão e muito menos de amor para com sua filha. Reconhecer um sentimento tão nobre como o amor jamais havia passado por sua cabeça.
Haveria ainda qualquer resquício de amor naquele espírito dilacerado pelo ódio diante de tudo?
Certamente não lembrava mais que existia o amor paternal, o seu significado e o seu alcance. Não reconhecia mais nenhum tipo de amor, nada que dissesse respeito a ele, até porque o seu coração de ferro jamais havia sido submetido às chamas que têm o poder de derretê-lo.
Mas a verdade é que a menina não havia sido mais uma vez vítima de sua violência, não chegou a tempestade que se anunciava e eles estavam de volta sem muitas palavras.
E foi outro espanto para Maria quando percebeu que não teria de responder, ao menos naquele momento, uma saraivada de perguntas raivosas, cheias de ódio e acusadoras.
Os dois já saíam da natureza falante quando a menina olhou para trás como se quisesse se despedir, dar um breve adeus à amiga umburana cabocla, que majestosa como nunca reinava naquele mundo encantado.
Maria ergueu ligeiramente a mão num aceno. A cabocla balançou mais fortemente seus galhos retribuindo o adeus. Se a menina tivesse o dom de saber o que se passava no coração da árvore, iria se entristecer pela angústia que sobre ele se abatia.
Angústia porque sabia o que Maria ainda ia sofrer nas mãos daquele homem silencioso e taciturno. Sabia que ele apenas estava calmo, mas por dentro havia uma fornalha crepitando prestes a lançar suas chamas em todas as direções.
Por isso mesmo, no mesmo instante chamou dois passarinhos, segredou-lhes algo muito importante e sem demora eles voaram de pau em pau, de galho em galho, mais próximo e mais distante, repassando as informações recebidas.
Em seguida os passarinhos rumaram em direção ao casebre e pousaram no jardim de plantas secas, conversando conversas de canto e não deixando nada sem ter tomado providência.
Ninguém sabe ao certo o que a cabocla ordenou aos passarinhos, nem o que estes foram informar pelos arredores, mas certamente tinha algo a ver com aqueles dois que agora chegavam diante da porta de casa.
Ao avistá-los, a mãe caiu em incontido pranto, por satisfação e medo. Satisfação em rever a filha viva; medo do que poderia acontecer daí em diante.


Continua...




Poeta e cronista
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: