SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

É CADA UMA! (Crônica)

É CADA UMA!

                       Rangel Alves da Costa*


Outro dia li alguma coisa a respeito de um adolescente que estava sendo velado por sua mãe e uma amiga, quando surgiu um grupo armado e começou a atirar sobre o caixão. Esvaziaram as armas e o corpo já morto teve que voltar ao instituto de medicina legal para nova autopsia. Quer dizer, resolveram confirmar a morte do morto matando-o novamente.
Só mesmo no Brasil que autoridades do judiciário e do parlamento recebem salários tão baixos, irrisórios, insignificantes, uma coisa de dar pena. E se os salários fossem realmente dignos com as funções que exercem não receberiam por fora auxílio-moradia, auxílio-paletó, auxílio-gabinete, auxílio-gasolina e mais tantos outros salários-auxílio, além de mais de quinze salários por ano. Não é de dar pena não?  
Em Aracaju, após o recente falecimento de um ex-governador e membro da Academia Sergipana de Letras, homem reconhecidamente culto e com dois livros de peso publicados, resolveram que para o seu lugar na Academia não haveria sequer eleição. Bateram o martelo e afirmaram que vão convidar o atual governador petista Marcelo Déda por ser bom de discurso. Se isso bastasse, então meio mundo de pastor expert em ludibriar rebanhos teria sua cadeira garantida por lá.
É sempre a mesma coisa. Todas as vezes que chove mais forte determinados pontos nas ruas ficam alagados, ruas intransitáveis, lama jorrando pelos bueiros feito gêiseres. O problema é que isso se repente sempre nos mesmos lugares e com as mesmas terríveis consequencias. As televisões mostram a bagaceira que fica e todo mundo ouve o secretário ou até mesmo o prefeito dizendo que não acontecerá mais aquilo. E basta o sol chegar para tudo ficar esquecido, sem obra ou reparo algum, até a chuva chegar e causar os mesmíssimos problemas.
Afinal de contas, a ciência, a medicina, os pesquisadores tem de chegar prontamente a um consenso e responder logo e de uma vez por todas: água engorda ou não, café faz bem à saúde ou não, cerveja engorda e acumula gordura na barriga ou não, o que realmente significa colesterol bom ou ruim, existe uma gordura boa e uma ruim, o que é realmente diet ou light, comer várias vezes ao dia não engorda quanto um prato cheio no almoço? Precisa responder e com urgência, e sem aquele velho discurso de que tudo em demasia faz mal. Isso todo mundo já sabe, porém eles que são estudiosos tem que chegar a uma conclusão e parar de ficar agora dizendo uma coisa e mais tarde dizendo outra.
Uma coisa intrigante: por que a toalha do banheiro suja tanto se somente a usamos quando estamos limpos? Outra coisa mais intrigante ainda: por que a Lei de Murphy (Se alguma coisa pode dar errado, com certeza dará) sempre se confirma e o pão só cai ao chão com o lado que estiver com manteiga, a bola não vai a outro lugar senão numa vidraça estreitinha, na calçada larga se pisa logo no lugarzinho que está sujo? Agora respondam: por que a pessoa espera outra o tempo inteiro, mas basta que saia um instantinho pra outra aparecer?
Algumas vezes já presenciei pedintes receberem alimentos numa porta e ao perceberem que é pão imediatamente joga-os no meio da rua; já ouvi ceguinho de porta de igreja, rapaz jovem, chamar de gostosas as moças que passaram à sua frente; já vi ceguinho guardar imediatamente as notas e as moedas maiores que são oferecidas e deixar na cuia apenas aquelas de menor valor. Tinha um que recebia dinheiro de uma falsa beata para relatar tudo que se passava por ali com as outras beatas e com as madames que chegavam encobertas de falsa honradez.
Certa vez um cabra se olhou no espelho, cuspiu raivoso na vidraça e disse que imediatamente iria vingar sua própria morte. Saiu de lá e foi metendo o pau em toda vidraça e todo espelho que foi encontrando nas vidraçarias. Foi internado em hospital psiquiátrico jurando que quando saísse dali sua revolta seria contra os seus pais que o fizeram assim tão feio.
Só mesmo gente idiota achar que comprar um cd ou dvd por trinta reais é mais vantajoso do que adquirir um genérico ali na esquina, com a mesma qualidade, por dois ou no máximo três reais. No país dos absurdos, dizer que livros e cds originais são baratos é comprovar que não gosta de música nem de leitura, pois duvido que comprem pelo preço que estão à venda.



Poeta e cronista
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com

Um comentário:

Toninho disse...

Muito boa amigo,voce é fantastico.Assino todos questionamentos.Mas é cada uma!
Um abração e bela semana a voce.