SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sábado, 29 de janeiro de 2011

DE CORAÇÃO (Crônica)

DE CORAÇÃO

Rangel Alves da Costa*


Acredite, meu amor, como eu gostaria de expressar aos olhos da riqueza o valor desse tão profundo sentimento, mas humilde como sou, pobre sem tostão a mais, fico até envergonhado em algum dia chegar na frente de sua casa, que não sei se é mansão ou castelo.
Não sei nem se teria uma roupa adequada para que os outros satisfaçam seus desejos de riqueza nos outros. Esperam sempre uma roupa comprada em loja cara e com uma marca que nem sei pronunciar. Gosto mesmo é de vestir o que tenho, a calça e a camisa que gosto, o sapato que não me aperta o pé.
Com certeza vão dizer que sou do mato, da roça, caipira ou seja lá o que for, apenas porque não sei ser diferente do que sou, não me enfeito e nem perfumo com loção estrangeira para satisfazer nariz de ninguém. Gosto mesmo é de lavanda, um perfume que cheira bem longe escondido e pronto. Às vezes fico pensando se esse povo rico alguma vez suou.
A porta de sua casa é grande demais pra eu entrar e lá dentro deve haver outro mundo em cada sala que há. Gosto disso não porque me perco em casa que não tenha quatro paredes. Duas salas, dois quartos, uma varanda, uma cozinha e um banheiro já está bom demais, já é coisa de rico. Ouvi dizer que a casa de sua família cabe uma favela inteirinha, só que sem morar gente.
Não me peça nunca para ir ter com sua família naquele ambiente. Sei que nunca entrarei por aquele portão nem atravessarei aquela porta, pois tenho certeza que se vou um dia encontrar com seu pai será em outro lugar, quando ele estiver passando no seu carro e baixar o vidro traseiro do carro e olhar com cara de poucos amigos e dizer que precisa falar comigo.
Então já deu o recado, já disse tudo. E com essa frase disse, por exemplo, que não sei em qual terreno estou pisando. Não dirá assim, mas com certeza terá uma ameaça velada nisso tudo. E tudo fará para que eu, medrosamente, me afaste de você, arranje uma desculpa para não te ver mais, como se essas pessoas frias soubessem o que é um verdadeiro amor.
A coisa que menos desejo é confrontar sua família por causa do nosso namoro. Pelo que eu saiba, o seu pai namorou com sua mãe e ainda namora com outras por aí, e isso bem sei. O que eles parecem que nunca tiveram foi namoro com amor, foi estar numa relação amorosa porque se gosta e não porque é preciso dar satisfação à sociedade.
Contudo, que eles vivam o seu mundo que eu me contento com o nosso. E o meu lindo mundo é tão lindo ao seu lado que duvido que outra existência na vida possa ser melhor. Você nem imagina o quanto isso é verdadeiro em mim, como é capaz de me tornar a pessoa mais feliz e amada do mundo.
E acredito no seu amor não somente porque estamos juntos, mas pela opção que você faz de estar ao meu lado, quando todos sinceramente desejam nos ver distantes, cada um no seu devido lugar, sendo que você no seu mundo de luxo e riqueza e eu no que tenho e posso subsistir e sobreviver.
E dizem que no castelo da princesa não cabe a tapera do plebeu. Não sabendo que onde mora a humildade o luxo sente vergonha de tanta humanidade.
Mas se é este nosso destino que cumpramos a sina dos que amam. Entrarei por aquela porta majestosa e eu, com meu jeito de rei de mim mesmo, pedirei sua mão e a graça de poder sonhar desposá-la um dia. Tanto faz como os seus pais me recebam, se com cordialidade ou com o mesmo gelo que usa para beber uísque.
E nesse momento puxarei do bolso um anel de madeira de lei, todo trabalhado artesanalmente, envernizado com o suor dos meus dias e tendo por cima uma jóia sertaneja sem igual, que é uma pedrinha de riacho.
Depois de beijar sua mão, colocarei no seu cabelo um ramo de lírio do campo e ainda colocarei sobre a mesa um cesto com flores de manhã e sol. E chamarei para valsar uma música que me venha em pensamento, coisa parecida como um Danúbio Agreste. E seremos felizes, meu amor, seremos felizes para sempre!




Poeta e cronista
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blorangel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: