SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

EM NOITE DE LUA CHEIA, COLOQUE O NOME NUMA CALÊNDULA E... (Crônica)

EM NOITE DE LUA CHEIA, COLOQUE O NOME NUMA CALÊNDULA E...

Rangel Alves da Costa*


Ensinaram-me assim, disseram-me um dia que a verdade sobre o destino não está somente na fé e na religião, mas também naquilo que acreditamos que pode fortalecer o espírito.
Não hei de romper os limites entre a crença cristã e o acreditar que realmente existe muito mais coisas entre o céu e a terra do que imaginava nossa vã filosofia. Shakespeare estava com razão.
Este é o meu Deus, fé maior e ser absoluto em tudo que me sustenta. Mas ali existem deuses, semideuses, entes míticos, seres fantásticos, outras divindades que não hei de desacreditar.
Nosso Deus é onipresente, onisciente e onipotente. Está em tudo, conhece tudo, pode dispor do nosso destino. O meu é assim, e isso me conforta. Mesmo assim sei que pelos arredores também estão as fadas, os gnomos, os duendes, os elfos, os deuses da água, do fogo, da terra e do ar.
Meu coração está repleto de alegria e felicidade porque Deus mora nele, aí é a sua igreja, é onde sinto sua presença em todos os instantes do dia. Mas as plantas, as folhas e os frutos também estão conversando com os seus deuses e nos chamando a conhecer a magia desse maravilhoso desconhecido.
No meu coração há uma vela acesa e que nunca se apaga. Na floresta também crepitam as chamas de velas mágicas que clareiam o caminho dos seres no seu encontro com os homens. Olhe na mata fechada ou ao escurecer e verá luzes passeando por cima e por baixo das plantas.
Meu espírito está envolto e protegido pelos quatro pilares da fé: Deus, santos, anjos e eu mesmo. Mas esse eu mesmo não se cansa de crer que é possível buscar outros meios de proteção na vida terrena. Às vezes esqueço o meu trevo de quatro folhas dentro de minha bíblia.
Geralmente não temos somente imagens sacras em casa, oratórios e o coração cheio de fé, mas também espadas-de-são-jorge pelos cantos, alhos dependurados, uma pedra da sorte no bolso, mil oferendas a doar e a se dar.
Não sou de desacreditar e ouvi dizer que a alfafa desperta a clarividência e atrai a boa sorte para o amor e para o lar; a avelã aumenta a sabedoria e atrai a fertilidade; a camomila atrai dinheiro e amor, e purifica o lar e as pessoas das energias negativas; a cevada dá proteção e proporciona cura e poder; o crisântemo tem o poder de controlar as emoções; as sementes de girassóis proporcionam prosperidade, fertilidade e amor...
Dizem e eu acredito que arruda, pimenteira, pinhão-roxo e guiné protegem contra o mau olhado e trazem prosperidade. Pelo nome, já se imagina o poder que possui a comigo-ninguém-pode. E tudo pode mais se a pessoa acredita, pois é na crença que reside toda proteção.
Plantas podem se transformar em amuletos. Estes são feitos com ervas mágicas e colocando-as em um saquinho feito com veludo preto. Secar as ervas e deixá-las penduradas num canto da casa também é uma forma poderosa de atrair as forças mágicas destas ervas. Muitas pessoas sopram ervas mágicas sobre a pessoa amada ou pretendida.
Mas eu gosto mesmo é da lua cheia e os seus encantos e encantamentos. E quantas vezes fui lobo solitário uivando na mais alta montanha sentindo a sua falta? Depois aprendi que não precisava sofrer tanto.
Bastava colocar, em noite de lua cheia, o teu nome numa calêndula e depois esquecer que você existe. Regida pelo sol, ela passa a noite inteira fazendo prece ao luar para saber onde você está e trazê-la para o calor após o amanhecer.
E quando você chegar vou acreditar ainda mais nessas coisas maravilhosas existentes no mundo invisível.



Poeta e cronista
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: