SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

MENTIRAS ABENÇOADAS (Crônica)

MENTIRAS ABENÇOADAS

Rangel Alves da Costa*


Sabia que mentir era pecado mortal, eis que sua mãe e sua avó viviam dizendo e repetindo que quem conta mentira, levanta aleivo e comete falso testemunho não tem salvação, vai direto sentir o bafo do bicho.
Tinha medo sim, e tanto medo que ficava toda arrepiada só em pensar esturricando lá pelos quintos não sabe de onde. E foi por isso que certa vez perguntou a uma velhinha se era verdade que mentir de vez em quando causava aquela desgraceira toda.
A velha disse que sim. E disse mais, afirmando que a pessoa que mente não vai pagar pelo mal que fez só depois que se for não, pois começa a pagar pela maldade aqui na terra mesmo, enquanto ainda está vivendo.
E continuou a velhinha dizendo que ela própria era exemplo desse sofrimento em vida. Porque mentia muito quando era mais nova, era muito bonita e agora estava feia parecendo uma bruxa; tinha a pele sedosa e os cabelos de índia, e agora parecia mais um maracujá com uma bucha desgrenhada por cima; era altiva e de corpo atraente, e agora vivia encurvada e servindo de mangação.
Então a menina perguntou se isso tudo tinha acontecido porque suas mentiras eram somente para prejudicar os outros, por pura maldade e para ver o circo pegar fogo. E a velhinha respondeu que sim, que mentia por inveja, por raiva, por pura maldade. E então olhou bem no fundo nos seus olhos pequeninos e perguntou com o leve sorriso no rosto: “Não vai me dizer que?...”.
A menina balançou levemente a cabeça num gesto de confirmação e foi convidada a sentar e explicar melhor o seu plano. Começou a falar igualzinha moça feita, gesticulando e dando ênfase às palavras que achava mais importantes.
E foi explicando que teria de mostrar às pessoas, principalmente aos mais velhos, que a mentira não é um mal tão grande assim, não é esse pecado monstruoso e que até pode ser vista como coisa abençoada. A mentira, como procurava sintetizar, podia ser mesmo vista como um santo remédio.
E a velha parecia não acreditar no que estava ouvindo. Mas a menina continuou afirmando que às vezes a mentira pode produzir melhores frutos do que a verdade. E citou como exemplo a pessoa que está de cama doente e desenganada como é bom que sempre esteja ouvindo que logo ficará curada e levantará do leito para viver normalmente. As pessoas logicamente estarão mentindo, mas com certeza será por uma boa causa.
E disse da importância da mentira para quem vive com o coração apaixonado. Ora, disse ela, as pessoas apaixonadas vivem nos sonhos, voando, com o pensamento sempre viajando em busca de luas, sóis e arco-íris, e já pensou se alguém chegasse de repente e dissesse que o seu grande amor está ali no jardim aos beijos e abraços com outra?
Não pode fazer isso sob pena de que a apaixonada despenque lá de cima e não se recupere mais nunca, pois tem a máxima certeza de que o amor de sua vida logo estará em seus braços e partirão pelas nuvens como num conto de fadas.
E mais, pois a pessoa deve às vezes acrescentar ainda mais mentira na mentira e dizer que procure ir ao encontro dele, pois soube que o rapaz nutre o mesmo sentimento de paixão por ela. Quem sabe se a mentira não tem pena da bichinha e reverte a situação, tornando falso apenas o amor que ele sente por outra?
E disse também que não tinha nem como mentira de criança ser pecado. Para exemplificar, fez um monte de perguntas: Será que ia dizer que subiu na goiabeira da vizinha para comer fruta madurinha? Será que ia dizer que não dá a benção a todas as pessoas mais velhas que encontre pelo caminho? Será que ia dizer que puxou o cabelo da amiguinha porque ela disse que sua boneca de pano era feia? Será que ia dizer que foi ele mesmo que chutou a bola que quebrou o vidro da janela da vizinha?
E não vai dizer nunca porque sabe que se disser a verdade vai apanhar, vai ser maltratado, vai ficar de castigo. E não é pecado maltratar os menores só porque os adultos acham que não pensam como eles e não fazem o que eles querem? Todo mundo nunca erra e quer ser certo demais perante os outros e isso já é uma grande mentira.
A velhinha ouvia tudo em silêncio e de repente resolveu interromper para falar e disse que a menina estava certa porque muita coisa que diziam sobre a mentira não passava de uma grande mentira. Ademais, se olhasse bem, quase tudo na vida não passava de uma grande mentira.
Desculpe, mas é mentira da senhora, retrucou a menina. Tudo na vida é verdadeiro, nenhuma mentira existe na vida. As pessoas é que aceitam como verdade somente aquilo que lhes interessa. Ademais, se a pessoa que mente sabe que aquilo é mentira, então já nasce como verdade. Apenas uma falsa verdade.




Poeta e cronista
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: