SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



domingo, 18 de agosto de 2013

A JANELA REFLETINDO A VIDA


Rangel Alves da Costa*


Talvez alguém simplesmente assevere que uma janela não passa de uma janela. E pronto. Que á apenas uma abertura na parede de uma casa para permitir melhor ventilação; que é uma meia porta numa construção permitindo a entrada de ar e luz.
Contudo, além de ser isso mesmo, a janela possui muitas outras significações, e tanto de ordem sentimental, sociológica, geográfica e até histórica. Da janela avista-se o mundo ao redor, as pessoas que passam, o que acontece lá fora. Mas também o que ninguém percebe que está sendo avistado.
Janelas possuem olhos, corações pulsantes, sentimentos abertos ou fechados. E duvidosas situações na vida no seu abrir e fechar incerto, tantas vezes entregues aos desejos do vento que açoita. Por ela o apaixonado joga o bilhete, deixa a esperançosa flor no umbral, faz serenata aos seus pés.
Casebres sertanejos, erguidos no barro ou na palha nas distâncias interioranas, possuem a porta como janela e janela como porta. Ao invés de os cotovelos se debruçarem sobre a parte inferior da abertura, são os pés que se firmam no vão de entrada e saída. Mas os olhos são os mesmos procurando tudo adiante.
Nos tempos distantes, naqueles períodos onde todo e qualquer lugar só era alcançado pelas estradas de terra batida e numa lonjura de não acabar mais, as janelas testemunhavam os viajantes, comboeiros, vaqueiros e retirantes fazendo seus percursos na vida. Sempre abertas para a entrada de aragem, da providencial brisa de qualquer hora, acabavam emoldurando a fotografia de todos aqueles que passavam adiante e iam sumindo nas curvas dos perigosos caminhos.
Nas casas abandonadas de beira de estrada, geralmente aquelas onde as famílias desapareceram ou foram forçadas a sair, as janelas, abertas ou não, passam a possuir uma significação especial. Sinaliza abandono, angústia, tristeza, se fechada por muito tempo. Permanecendo fechada e com folhagens se juntando ao umbral ou ramagens crescendo ao redor, outra visão não se terá senão a de desolação e absoluta renúncia.
Mesmo em casa abandonada, mas já aberta pela força do tempo, da ventania ou porque alguém a forçou para permitir entrada, a visão também é desoladora. Nada mais triste que uma janela, dia após dia, apenas balançando ao saber dos açoites que sopram naquela direção. O movimento de abrir e fechar, numa dança de contínua solidão, o ruído provocado chega a parecer um soluço de dor e entristecimento.
Da janela a menina bonita, bela donzela, ou melancólica mocinha, revela todo o seu sentimentalismo, todo o estado de espírito permitido naquele momento. Geralmente entristecida, com olhos quase fixos num ponto qualquer nas distâncias, talvez esteja sonhando com impossível amor, desejosa de ver chegar um príncipe encantado, fazendo planos para um amanhã qualquer de felicidade.
Tantas janelas com seus habitantes de olhos chorosos e flor à mão. Tanto faz que o passarinho voeje ao redor ou a borboleta faça pouso no ombro; tanto faz que a florzinha abaixo da janela esteja também murchando, morrendo aos poucos, desejando por tudo no mundo ao menos um pingo de lágrima. O cenário reflete a pessoa, a frente da casa também reflete o seu morador, por isso mesmo que até a ventania se esquece de cantar sua canção do entardecer.
No sertão, nas brenhas nordestinas de meu Deus, nada mais significativo que uma moringa à janela. E também nada mais reflexo da realidade do que a água contida naquele vasilhame de barro cozido em pote. Ela é colocada diurnamente ali não apenas para que a água fique mais refrescada, mas principalmente para dizer qual a situação do próprio sertão. Por isso mesmo que todo olhar se alegra ao ver a moringa molhada por fora até o seu gargalo. É sinal de que o lugar não está padecendo das consequências das terríveis estiagens.
Mas as janelas são também cúmplices, matreiras, astuciosas. Através dela os amantes se encontram, os adultérios se perfazem, a sexualidade proibida tem passagem certa. No meio da noite, o encontro marcado. A janela está apenas encostada e basta empurrá-la para já cair quase em cima do colchão da amante. De outro modo, apenas os toques anteriormente combinados e logo ela estará aberta para concupiscência. Mas continuará sempre apenas encostada para o caso de uma fuga repentina, num pulo que nem ponta de pedra machuca ao cair do outro lado.
Eis a fofoqueira furtivamente olhando a vida dos outros pelas frestas da janela. Ao se debruçar sobre ela, com os olhos velozes mirando de lado a outro, é sinal que logo chegará uma vizinha ainda mais fofoqueira para colocarem em dia as tantas mentiras e aleivosias. Depois fecha rapidamente e corre para a cozinha, pois o feijão acabou de queimar.
Uma janela com vidraça e chuva lá fora. Um coração desenhado. Quanta tristeza e solidão. Janela, janelas, tudo na vida com essa abertura, com essa passagem. Mas também aquelas situações inusitadas onde a vida se fecha como a própria janela. E somente a ventania dos tempos para açoitar a madeira e fazer ressurgir a existência válida de alguma coisa.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com  

3 comentários:

PERSEVERÂNÇA disse...

Feliz domingo!!!
Passando para ler esse seu texto maravilhoso e desde já o parabenizo por isso.
Fraterno abraço
Nicinha

Ana Bailune disse...

Mais um texto poético, de grande beleza.

Anônimo disse...

Rangel amigo: O meu bom dia.
A sua crônica A JANELA REFLETINDO A VIDA, faz-me lembrar um episódio da minha infância.
Aos 12 anos de idade, eu com minha curiosidade - como todo menino é curioso -, debrucei numa baixa janela da minha baixa casinha camponesa, para olhar se minha mãe - que estava no quintal -, estava de volta, pois eu queria "furtar" o doce de leite, ainda quente, no velho armário da minha velha casa. O resultado foi trágico: os pés escorregaram e eu cair no outro lado com o braço quebrado por cima de pedras. A pior dor que já passei na vida, foi exatamente para meu irmão, que não era médico, fazer o procedimento, colocando talas no osso fraturado. Quase me acabo todo!
Assim, a janela tem muitos significados - tem muita história a contar.
Antonio José de Oliveira - Serrinha-Ba.