SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



terça-feira, 20 de novembro de 2018

“ANDO DEVAGAR PORQUE JÁ TIVE PRESSA...”



*Rangel Alves da Costa


Sou o verso da canção. Ou sou a canção inteira em cada verso. E por isso “Ando devagar porque já tive pressa e levo esse sorriso porque já chorei demais...”. Muito caminhei, muito já segui pela estrada. E também muito aprendi.
E mais aprendi com as pontas de pedras, tocos, espinhos e armadilhas, do que mesmo com as sombras e as flores dos beirais da estrada. Muito mais aprendi com as tempestades e os vendavais, com os furacões e os temporais, do que com as calmarias escondendo indesejadas situações.
Os lobos uivaram pertinho de mim. As serpentes armaram seus peçonhentos botes. As agarras afiadas se lançaram em minha direção. As presas vorazes e famintas se agigantaram sobre mim e sobre os meus sonhos. De repente, do nada surgindo o inesperado aterrorizante e amedrontador. De tudo isso eu me esquivei, eu saí ileso, eu venci.
Mas, podem acreditar, diferente é enfrentar as armadilhas humanas, as falsidades humanas, as covardias humanas, principalmente as traições. Quantas facas e punhais em sorrisos e abraços. Quantas baionetas e mosquetões em cumprimentos e afagos. Quantos facões e fios afiados nas palavras ocultadas na mentira. Uma lástima a selva humana.
Nada mais sórdido e vergonhoso que a selva humana. Pessoas que não se contentam em serem pessoas. Gente que não gosta de ser gente. Sempre preferem ser a bestialidade, a maldade, a aleivosia, a infidelidade, a deslealdade.
Ainda bem que os labirintos podem ser vencidos. Ao caminhar, ao seguir em frente, o destemor vai deixando para trás aqueles que se contentam em nada ser. E nada melhor do que, vencendo o mal, ir seguindo em frente, ir tocando a vida. E, sem pressa, trilhar a estrada-vida como se fosse andando na própria mão.
E enfim poder descansar debaixo de um sombreado. E enfim poder beber água fresca da fonte. E enfim colher a doce fruta do mato para saciar a fome. E enfim deitar sobre a relva tendo na memória um poema de esperança e encorajamento. E também, quem sabe, poder levantar asas.
Sim, levantar asas e voar. Não precisa sair do chão para voar. O homem livre, liberto, andante cheio de si mesmo, sempre tem o poder de levantar voo e ganhar os espaços. Como é bom sonhar, como é bom planejar o melhor para os dias, como é bom abrir janelas e portas e deixar entrar borboletas e passarinhos.
Nem precisarei olhar para trás. Mas ao olhar, sem pretensão de retornar ou sentir saudade do que já não vale a pena viver, apenas dizer que nem tudo foi tão ruim. Da dor e na dor, no sofrimento e na angústia, no dilaceramento e na lágrima caída, um livro se abriu trazendo mil lições. E como aprendi.
Agora mais fortalecido, mais encorajado, mais cheio de planos e sonhos. E levando na mente e no coração a lição da bela canção: “Ando devagar porque já tive pressa, e levo esse sorriso porque já chorei demais... Como um velho boiadeiro levando a boiada, eu vou tocando os dias pela longa estrada, eu vou. Estrada eu sou...”.


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: