SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quarta-feira, 8 de junho de 2011

NO CONFESSIONÁRIO (Crônica)

NO CONFESSIONÁRIO

                 Rangel Alves da Costa*


Chegado o momento, a mocinha se dirigiu ao confessionário e se ajoelhou por cima de uma banquinha do lado de fora. Do lado de dentro o sacerdote mandou que fizesse o sinal da cruz e começasse a dizer o que desejava confessar, mas não sem antes afirmar que quem estava ali lhe ouvindo era o próprio Deus e que por isso mesmo não haveria lugar para mentiras. Com o assentimento dela, deu início ao sacramento:
- O que aflige esse jovem coração, minha filha?
- A existência...
- Mas por que a existência?
- Porque a existência é a vida...
- Mas a vida é tão bela minha jovem. O que acha difícil na vida?
- A própria vida...
- Queira ser mais clara, minha filha...
- A vida traz sofrimento...
- Por que você está sofrendo?
- Porque vivo...
- Mas a sua vida é tanto martírio assim?
- É sim...
- Por que minha filha?
- Porque a existência é um sofrimento...
- O que te traz tanto sofrimento?
- Tudo...
- Tudo o que, por exemplo?
- Tudo...
- Mas tudo, tudo mesmo?
- Sim, tudo...
- Mas nada presta na vida?
- Não...
- Por que minha filha?
- Pelo sofrimento...
- Mas que sofrimento é esse?
- É ela...
- Ela quem minha filha?
- A novela...
- Mas o que tem a ver a novela com sua vida?
- Tudo...
- Por quê?
- Porque a novela é minha vida...
- Qual novela minha filha?
- Todas...
- De todos os canais?
- Sim, de todos os canais...
- Da Globo, da Record, do SBT?
- Até novela mexicana de outros canais...
- E por que você sofre tanto?
- Esperando saber logo o final...
- Tem cada final hein?
- É...
- Chega fico arrepiado de pensar nos finais de determinadas novelas...
- O senhor também sofre?
- Chego a chorar...
- Já viu que a vida é uma novela?
- É mesmo minha filha, só que a novela tem um final mais feliz...
- O meu pecado é grave padre?
- Nossos pecados são graves sim, mas vamos fazer de conta que tudo é fantasia. Está perdoada e amanhã passe aqui pra gente conversar sobre os capítulos de hoje, tá certo?
- Tá marcado. Amanhã nesse mesmo horário, nesse mesmo canal...



Poeta e cronista
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: