SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sexta-feira, 10 de junho de 2011

Ofício de oração e felicidade (Poesia)

Ofício de oração e felicidade



Os meus familiares vão chegar para a festa
para a novena, para o ofício de oração
e não tenho mais que o barraco
sem mobília e sem vidros reluzentes
por cima do chão de barro batido
só tenho tamboretes e uma velha mesa
uma toalha rendada herança de minha mãe
e tudo o que guarnece a felicidade da vida
e pelas paredes só tenho meus santos
só tenho meus retratos antigos e amarelados
parentes já falecidos e outros desaparecidos
pelos cantos e tudo mais ao redor e além
tudo que enxergarem dizem da minhá fé
no meu oratório, nas fitas e nos rosários
tudo sempre iluminado por velas e mais velas
exalando um perfume de igreja e de penitência
é tudo isso que tenho na minha imensa casa
a frente, os lados, o fundo e em cima
é nela que será celebrado o ofício da felicidade
de rosário a rosário nas mãos de minha família
se todos não chegarem não tem nada não
pois já estão nas fotografias mortas, amareladas
já estão nas pardes e nos cemitérios.

Rangel Alves da Costa

Nenhum comentário: