SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sexta-feira, 10 de junho de 2011

VOCÊ VAI SER SANTO (Crônica)

VOCÊ VAI SER SANTO

                          Rangel Alves da Costa*


Tem gente que já nasceu santo e vai morrer ainda mais santificado porque assim deseja. Ora, perante os outros é sempre a pessoa mais pura do mundo, mais casta, mais honrada, mais inatacável, vive prestando votos de piedade a cada dia.
Verdade é que tem gente que não se enxerga, não se olha no espelho, não reflete sobre os seus atos e insiste em não perceber e aceitar a lástima de pessoa que é. Fofoqueiro, encrenqueiro, safado, mau caráter, mentiroso, canalha até dizer chega, mas ainda assim posa de santo, vive achando que tem auréolas sobre a cabeça.
Outros não. Muitos sabem que tanto faz fazer o bem ou praticar alguma maldade, que continuarão sendo vistos como ruins de todo jeito, pois o próximo sempre procura denegrir e não reconhecer nada de bom que se faça, então sabem que nem aos pés de santo chegarão. Contentam-se apenas em continuar agindo segundo suas conveniências, mas sem pretensão alguma à santidade.
Outros ainda que vivem enfurnados na lama e cobertos pelo pecado não querem nem saber desse negócio de ser santo, pois sabem que o seu destino é mais embaixo, mais quente, mais fervente. Por não viverem para o mal, vez que já estão atolados mesmo em tudo que seja ruim, a única pretensão que têm é não pagar além do que devem, vez que já sabem o quanto terão de pagar.
Contudo, todas as pessoas caracterizadas acima terão e serão santificadas na mesma medida daquelas que vivem dentro das igrejas, em romarias, ajoelhadas em oração, beatas e fanáticas, fervorosamente religiosas. Estas não terão nem um tiquinho assim a mais de chance de serem santificadas do que aquelas, por mais estranho que possa parecer.
Em primeiro lugar, porque no mundo dos homens, nesse mundo cruel dos homens, onde as mãos que estejam mais limpas um dia terão de se sujar, não há lugar para se semear uma futura santidade a partir de ações, por mais humanistas e devotadas ao bem que sejam. O mundo foi corrompido pelo próprio homem e essa contaminação não preserva ninguém, nem o papa nem o maior criminoso.
Mas como dito acima, mesmo a terra putrefata e o passo torto do homem, ainda assim todos terão seu tempo de se tornarem santos aqui na vida terrena. Lá em cima é outra coisa, a partir de outro julgamento, mas aqui na terra um dia todo mundo vai se tornar santo, do melhor ao pior, do mais pecador ao mais imaculado.
Exemplifico logo pelo pior. Certo dia morre um bandido que tanto mal fez à sociedade, cuja morte é até festejada por muitos. Contudo, essa pessoa de tão má índole não deixa de ter família, amigos, comparsas, seja lá o que for. E antes mesmo do velório do cabra já começa a santificação: “Tinha os seus erros como todo mundo, mas era uma pessoa tão boa, tão prestativa”; “Só tinha fama de ruim, mas era praticamente um santo, um amor de pessoa”.
No velório em si, o bandido já virou santo: “Falavam muita coisa ruim dele, mas nunca fez ma a ninguém, só vivendo para o bem, para ajudar os mais necessitados”, “Não vai nascer outra pessoa igual, com tanta bondade, amor no coração, um verdadeiro santo”, “Se existe homem santo esse aí era um”.
Acontece ou não acontece assim mesmo? E quando é velório de pessoa reconhecidamente menos mal, mais honesta, que deixou pelo mundo algumas boas e reconhecidas ações, então não dá outra: ”Que o glorioso o conserve ao seu lado, homem santo”, “Tuas virtudes refletem tua santidade”, “Perdemos um amigo, ganhamos um santo”.
E você, qual santo vai ser? Nem adianta dizer que não quer. Tanto faz como tanto fez o que você fez ou deixou de fazer, mas com certeza um dia irão esquecer tudo isso de ruim que andou fazendo ou pensando em fazer para lhe colocar uma auréola. Você merece?



Poeta e cronista
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com  


Nenhum comentário: