SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quarta-feira, 9 de julho de 2014

TRISTE BRASIL!!!


Rangel Alves da Costa*


A seleção brasileira perdeu, e perdeu feio para a Alemanha. Nada menos que 7 a 1. Foi humilhada, subjugada, escorraçada. Mas quem perdeu mesmo foi o povo brasileiro, a imensa massa de torcedores que ainda tinha no seu selecionado algo bom em que acreditar.
E com a lamentável derrota se foi também a autoestima, a esperança, a crença que eram realmente bons em alguma coisa. E por isso mesmo tanta fé, tanta crença, com promessas e orações a cada nova partida.
Meu Deus, mas o futebol era nossa bacia das almas. O povo deixou de ir às ruas para protestar, deixou de gritar suas iras ao redor dos estádios exatamente porque acreditava na sua seleção. Esta verdadeiramente tornara-se sustentáculo espiritual.
Não é somente uma seleção que é fragorosamente goleada, vergonhosamente derrotada. Não. O futebol se reergue por si mesmo, os cartolas mais tardes estarão dividindo seus lucros, os jogadores saem mais enriquecidos e valorizados do que já eram.
Felipão e sua trupe darão algumas explicações e tudo estará acabado. Ao menos para eles, que logo firmarão contratos milionários. Mas não haverá qualquer tipo de explicação que tenha o dom de convencer o povo que não foi muito mais derrotado que a própria seleção.
O triste placar ficará nos anais da história futebolística como o dia em que aquele que um dia foi tido como o melhor selecionado do mundo, em plena semifinais toma uma lavagem digna do pior time de várzea. Contudo, é a consequência imediata no povo que deve ser considerada.
O povo, o torcedor, aquele que verdadeiramente confiou na sua seleção, agora ficou completamente órfão. Muito além dos choros e lágrimas a cada gol sofrido, muito mais que a tristeza em ver nada dando certo, muito mais que se sentir tão envergonhado e humilhado pela derrota, estará o dia após acordar da tragédia.
Hoje, dia 09 de julho de 2014, será sempre tido como o dia que a grande maioria da população brasileira acordou sem saber como foi dormir, levantou sem compreender nada do acontecido no anoitecer do dia anterior. E ainda estará assustado, espantado, se perguntando o que foi que houve.
E assim porque muito difícil acreditar no que aconteceu com sua seleção. Não só acreditar como compreender se aquilo realmente poderia ter acontecido. E olhar para o lado e avistar a camisa amarela, a bandeira, o adorno da festa de torcedor. Mas, ao ligar o rádio ou a televisão, a triste confirmação.
Como afirmado, nos últimos tempos somente a esperança na seleção para transformar as tristes paisagens da vida, diminuir as aflições e angústias do dia a dia, trazer algum alento aos sentimentos tão combalidos pelos descasos dos políticos e governantes. Continuava sentindo as sombras da triste realidade do país, mas buscava conforto a cada passo vitorioso da seleção. Mas...
Mas agora tudo acabou, agora tudo ruiu, tudo desmoronou. O povo brasileiro saiu dessa derrota para enfrentar reveses ainda piores. E ele sabe que será assim. Sem a ilusão futebolística, sem a fantasia da vitória nos gramados, sabe que terá de retornar à realidade tão injusta e cruel.
Não sei o que os pais daqueles garotinhos da propaganda (“Tenho oito anos e nunca vi o Brasil ser campeão. Quero ver a seleção ser campeã. Brasil joga pra mim. Joga pra mim!”) disseram aos seus pequenos torcedores. Difícil imaginar a desculpa dada. Na verdade, nem mesmo os adultos sabem o que dizer a si mesmos depois do acontecido.
E nunca mais o peito orgulhoso do melhor futebol do mundo, da seleção pentacampeã, de uma história futebolística de fazer inveja aos hermanos. Agora somente uma seleção que enganou a todo mundo e um povo que procura chão para se firmar.
Triste Brasil, triste povo brasileiro. Não bastasse a goleada de desgovernos, de corrupção, de descalabros administrativos, agora tomar uma relepada de 7 a 1. É demais. Ou não, eis que a seleção foi embora e os governantes ficaram.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com 

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Rangel: O meu bom dia, após UM BRASIL ENTRISTECIDO, POR UMA COPA PERDIDA.
Ainda que eu não conheça nada de futebol e nem seja a minha "praia", vejo as esperanças perdidas de um povo que sofre nos corredores dos hospitais à procura de um razoável atendimento e, no mínimo para amenizar a tristeza e as dificuldades, esperava uma compensação naquilo que sempre confiaram - O FUTEBOL BRASILEIRO.
Não é o meu caso, mas aqueles que são torcedores estão decepcionados e até desorientados sem entenderem o porquê de uma tão grande derrota que nunca aconteceu em quase uma centena de anos: SETE GOLS CONTRA UM.
E agora Dr. Rangel, quando o povo que tanto torceu (porque é um povo que ama mesmo o futebol), continuar vendo a precariedade do atendimento nos hospitais e a educação que parou por UM MÊS, atrasando a "marcha" dos educandos , como conciliar a esperada alegria que não chegou? Qual sucedâneo para uma compensação razoável da esperança perdida? Será que o Governo encontrará algo benéfico para o nosso povo? Espero que isso aconteça!
E as crianças que torceram firmemente - como você mesmo fala em sua importante matéria, e agora choram de tristeza -, continuarão confiando inabalavelmente naquilo que o Brasil tinha (não sei se continua tendo) de melhor: O FUTEBOL?
E tudo que foi gasto por todo este Brasil para um evento do porte de uma copa, será que compensou?
Não sou economista - minha área de atuação fica distante dos números -, mas, os profissionais experientes devem saber o lucro que tão grande evento vai deixar para o País. E eu bem que gostaria de saber, para não fazer juízo precipitado.
Concluindo: A minha palavra aqui registrada como profissional da área das Ciências Humanas para as nossas crianças e adolescentes que tanto torceram e esperavam uma vitória,é esquecerem da decepção do passado e seguirem em frente, estudando e trabalhando pelo progresso deste vasto e querido Brasil. O PASSADO É PASSADO; TRABALHEMOS PELO PRESENTE, EM DIREÇÃO A UM FUTURO PROMISSOR.
Antonio José de Oliveira - Povoado Bela Vista - Serrinha - Bahia.

Anônimo disse...

A verdade é, que quem perdeu neste mundial, foram as pessoas que gastaram suas economias para sustentar a vida boa de jogadores e outros membros do futebol que estão ricos e esse choro depois da partida é mais um disfarce para não chamar a atenção do povo. deveriam doar o dinheiro ganho no mundial para comprar mantimento para algumas casas que mantêm pessoas carentes.
Tudo hipocrisia desses que decidem os destinos do país e da copa.Circo para o povo esquecer suas mazelas.voltamos ao pesadelo diário do Brasil da fartura: farta tudo e sobram mentiras escrachadas.