Rangel Alves da
Costa*
Ao lado
das sogras e dos políticos, indubitavelmente que as beatas são as pessoas que
mais passeiam na boca do povo. E dificilmente em comentários acerca de suas
virtudes, seus dotes religiosos, sua quase absoluta entrega ao mundo dos
templos e dos ofícios contemplativos. Quase nenhum reconhecimento lhes é
concedido, pois acostumaram a vê-las como possuidoras de qualidades menos
dignificantes.
Com
efeito, ser beata passou a significar algo muito além de pessoa muito devotada
à religiosidade. Acentuando a pecaminosidade pela inversão de valores, imputa-lhe
a pecha de fofoqueira, de língua peçonhenta, de pessoa que faz da igreja o
lugar ideal para transcorrer sobre o alheio, tecer sobre o histórico de vida de
quem está presente e até ausente.
Por isso
mesmo dizem que o interesse da beata pela igreja não é outro senão desnudar a
vida dos fiéis e daqueles trazidos da rua na ponta da língua. Sempre presente
na primeira fila ou em lugar de destaque, mas nunca prestando atenção às
celebrações, vez que a maior parte do tempo fica revirando a cabeça de lado a
outro, olhando quem chega, qual roupa veste, em qual companhia está, se está
mais ou menos gorducha.
Enquanto o
sacerdote celebra a missa, ela se preocupa em analisar cada fiel de cima a
baixo. E logicamente segredando as considerações com a outra beata que faz o
mesmo logo ao lado. Com o rosário na mão e a boca rente ao ouvida da amiga, só
Deus sabe o que comungam. De vez em quando fazem o sinal da cruz. Sinal que
encontraram algum pecado mortal ao redor. E lançam novamente os olhares com a
maior sonsice do mundo.
Foram as
beatas desse tipo que macularam os ofícios dessas mulheres de histórica
abnegação à religiosidade e ao catolicismo. Logicamente nem sempre tiveram as
características negativas que muitas alcançaram nos tempos modernos. Noutros
tempos, como pessoas que praticamente viviam nos templos, muitas vezes eram
reconhecidas como possuidoras até de poderes sacerdotais, aconselhando fiéis,
ouvindo-os em confissão, ministrando-lhes os óleos e a hóstias.
O conceito
histórico diz que beata é a mulher santificada pela igreja. Modernamente,
contudo, o termo passou a corresponder mais à extremada devoção religiosa.
Dizem os dicionários atuais que beata é a mulher demasiadamente voltada para as
práticas religiosas, que é assídua aos cultos religiosos. É a solteirona ou
encalhada extremamente presente nas atividades paroquiais.
De forma
comum, e perante a concepção generalizada, a beata é aquela senhora que cuida
da igreja, faz a limpeza e auxilia nas ornamentações e nos ofícios, além de ser
a responsável por bingos, quermesses e rifas para a manutenção do templo.
Quando não abre a igreja, é a primeira a chegar aos ofícios e a última a sair.
É comumente encontrada em rezas e ladainhas mesmo quando não há celebração.
Contudo,
não é difícil ouvir que beata é aquela mulher amorosamente desiludida, que
parece não ter casa, família nem o que fazer, pois sempre vista na igreja, não
perde uma só missa, é mexeriqueira e confidente do padre, e tudo faz para
demonstrar uma santidade que não possui. Não há uma boa novela ou romance de
costumes onde não haja uma beata de língua ferina e pecaminosa. Ou mesmo um
grupo dessas carolas afogueadas.
Noutros
tempos eram reconhecidas pelos roupões, muitas vezes enegrecidos, que vestiam
para os ofícios. De véu encobrindo o rosto, eram avistadas cabisbaixas,
carregando livros religiosos, terços e rosários, com gestos quase que
penitenciais. Com o passar dos anos, os paramentos deram lugar a roupas comuns,
porém sempre muito recatadas, e as estadias nas igrejas se prolongaram ainda mais.
Lenda
popular ou não, mas a verdade é que o beatismo, talvez pela má fama que foi
alçando ao longo do tempo, acabou gerando boatos de arrepiar. É de longa data
uma história dizendo da beata vistosa, de feição misteriosa e véu escurecido
descendo do cabelo aos seios, que era sempre a última a deixar a igreja. E
somente depois de seus encontros amorosos com o jovem sacerdote na sacristia. E
hoje dizem muito pior.
Mas
haveremos de nos contentar em ver o lado religioso e devocional do beatismo. Se
outras inclinações existem, como as exemplares aptidões para a fofoca, as
mesmas fazem parte das fraquezas humanas. Assim como a carne que afogueia e se
corrompe debaixo do roupão e do véu.
Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com
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