SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



domingo, 6 de março de 2011

O ENCONTRO MARCADO (Crônica)

O ENCONTRO MARCADO

Rangel Alves da Costa*


Disse que precisava mesmo falar com ela, mas que primeiro lesse Provérbios 5,19.
Ela não foi ao encontro marcado, pois disse que não tinha entendido as palavras bíblicas “corça de amor, serva encantadora. Que sejas sempre embriagado com seus encantos e que seus amores te embriaguem sem cessar!”.
Então ele disse que não tinha nada não, pois um novo encontro estava marcado para o dia seguinte, mas que antes ela lesse Provérbios 7,18.
Ela faltou ao encontro marcado, desculpando-se por não haver compreendido a leitura que ele pediu: “Vem! Embriaguemo-nos de amor até o amanhecer, desfrutemos as delícias da voluptuosidade”.
Ele desculpou-a e renovou o convite para o dia seguinte, mas que antes do encontro precisava que ela lesse Eclesiastes 9,6.
Muito difícil de saber realmente o que diz as palavras do Eclesiastes, tomou ela como álibi para o não comparecimento. Eis o que dizia o versículo: “Amor, ódio, ciúme, tudo já pereceu; não terão mais parte alguma, para o futuro, no que se faz debaixo do sol”.
Não há de ser nada, pois amanhã é outro dia e teremos oportunidade de, enfim, nos encontrar, disse ele. Mas antes de sair de casa leia Cântico dos Cânticos 1 2,16 e 2, 4, pediu.
Ele esperou e ela não chegou. Avisou depois que havia achado bonito, porém não tinha compreendido bem o significado dos três versículos: “- Ah! Beija-me com os beijos de tua boca! Porque os teus amores são mais deliciosos que o vinho!”; “- Como é belo, meu amor! Como és encantador! Nosso leito é um leito verdejante”; “Ele introduziu-me num celeiro, e o estandarte, que levanta sobre mim, é o amor”.
Não podia forçar o comparecimento dela nem que entendesse o que pedia como leitura. Marcou mais uma vez no dia seguinte, e mais uma vez também pediu que antes de ir ao local combinado lesse novamente Cântico dos Cânticos, mas agora os seguintes versículos: 4,10, 5,8 e 7,7.
Ela faltou novamente e talvez não tivesse lido: “Como são deliciosas as tuas carícias, minha irmã, minha esposa! Mais deliciosos que o vinho são teus amores, e o odor dos teus perfumes excede o de todos os aromas!”; “Conjuro-vos, filhas de Jerusalém, se encontrardes o meu amigo, que lhe haveis de dizer? Dizei-lhe que estou enferma de amor”; “- Como és bela e graciosa, ó meu amor, ó minhas delícias!”.
Perdoou como sempre fazia. Implorou para que ela não faltasse ao encontro do dia seguinte, mas encarecidamente pediu que lesse Sabedoria 8,2.
Um pouco mais tarde ela telefonou e disse que já havia lido: “Eu a amei e procurei desde minha juventude, esforçei-me por tê-la por esposa e me enamorei de seus encantos”. Disse ainda que ia ler outras vezes para entender melhor, e que não faltaria ao encontro.
Ainda assim faltou, não compareceu a mais esse encontro marcado. Mas um dia ela virá, com certeza, disse ele decidido a insistir e marcou um novo encontro. Dessa vez pediu que ela lesse Isaías 54,10.
E ela efetivamente leu: “Mesmo que as montanhas oscilassem e as colinas se abalassem, jamais meu amor te abandonará e jamais meu pacto de paz vacilará, diz o Senhor que se compadeceu de ti”. Contudo, faltou ao encontro.
Então ele resolveu não marcar mais encontro algum. Decidiu visitá-la pessoalmente e dizer de uma só vez tudo o que precisava que ela ouvisse.
Ao chegar foi recebido cordialmente e convidado a entrar e ficar à vontade para falar o que quisesse naquela inesperada visita.
Então ele não cortou caminho e foi logo assunto: “Tenho marcado muitos encontros contigo para falar unicamente sobre o amor e você nunca cumpre o prometido. O que está acontecendo?”.
“Para falar sobre amor ou para me amar, dizer que me quer e me deseja? Entedi perfeitamente todos os amores bíblicos que você me pediu que lesse. Não quero confundir o amor tão puro mostrado na bíblia com o amor tão bonito que sinto. Por isso é que eu sabia que você é quem viria ao encontro silenciosamente marcado por mim. E agora, por favor, leia I Reis, 3,12.
“Guardo as palavras comigo: vou satisfazer o teu desejo; dou-te um coração tão sábio e inteligente, como nunca houve outro igual antes de ti e nem haverá depois de ti”.




Poeta e cronista
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: