SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quarta-feira, 28 de setembro de 2011

AH! SE EU FOSSE VOCÊ... (Crônica)

AH! SE EU FOSSE VOCÊ...

                                         Rangel Alves da Costa*


Cláudia Barroso cantou um dia “Ah! Se eu fosse você não tomaria esta decisão...”. Não canto, mas quero dizer, aqui de cima dessa montanha onde guardo minha vida em todo entardecer:
Ah! Se eu fosse você não fecharia a janela quando me avistar ao longe, virando a esquina, cansado, porém cheio de sentimentos e esperanças. Saiba que te levo um ramalhete na mão, um verso no bolso e infinito amor no coração...
Ah! Se eu fosse você não mudaria de caminho, não passava pro outro lado da rua, não corria, não procurava sumir nas sombras, todas as vezes que por acaso me encontra na tua procura de sempre. Mesmo que não fale comigo, não fique diante de mim, queira me negar um sorriso, lembre que a vida marca os encontros mais inesperados nos instantes mais desejados...
Ah! Se eu fosse você não diria às suas amigas que o meu palácio está muito distante do que merece, pois suntuoso apenas no barro e na ripa; que o meu reinado não lhe cabe como princesa, pois trono de tronco e tapete de esteira; que a minha riqueza não poderia comprar todo o luxo e ornamentos que requerem tua beleza, pois o muito que poderia dar era um vestido de renda e um diadema de cipó e conchas...
Ah! Se eu fosse você não esmagaria e jogaria fora as flores que deixo te esperando na janela; não faria bola de papel com os meus versos de amor que insisto em rimar com o teu nome; não mandaria cortar de machado aquela árvore do campo somente porque nela há o teu nome gravado, ao lado de um coração e dizendo te amo; não faria, mesmo tão bonita, uma cara esquisita quando falam que existo. Sem qualquer reverso, tudo em ti é motivo de orgulho para mim, e agradeço sempre aos deuses do amor pela tua presença ainda que com ares de estupidez...
Ah! Se eu fosse você não jogaria no lixo a concha do mar com um segredo que te mandei, não jogaria na areia o pedaço de mar que te mandei, não jogaria no mar a pequenina raiz, de flor brotando, que te presenteie; não jogaria no ar as palavras que eu tenho a dizer, não colheria ao léu aquilo que eu não disse de você, não ouviria senão o silêncio que tem a minha voz, e ei-la na brisa, no vento, na folhagem, no sussurrar da natureza...
Ah! Se eu fosse você seria menos egoísta, arrogante, orgulhosa, vaidosa, petulante, prepotente, egocêntrica, individualista, soberba, insolente, besta; seria apenas o que você realmente é sem jamais querer demonstrar ser, que é apenas mulher cheia de meiguice e doçura...
Ah! Se eu fosse você não deixaria que essa outra que lhe corrói e lhe maltrata fosse mais você do que você mesma; não deixaria que essa outra que se faz em sombras, em penumbras e negrumes de revoltas e descontentamentos queira afastar tanta luz que está ao seu redor, que brilha acima de ti feito auréola, que te chama para a paz e a felicidade...
Ah! Se eu fosse você não me abominaria como um perigoso estranho, um feroz animal que sempre quer lhe atacar; não me pisaria feito o verme kafkaniano que se desfaz na massa branca e putrefata. Não, e simplesmente porque não me conhece completamente para me rejeitar por inteiro, não sabe dos meus reais sentimentos para não me dar sentido, não enxerga em mim o homem que você não encontrou ainda. E tanto deseja...
Ah! Se eu fosse você, mesmo menina nova, mesmo menina flor, ligaria a vitrola escondida e ouviria Cláudia Barroso, ao menos uma vez, e sentiria a força da letra de sua música, e imagine que sou eu cantando:
“Ah! Se eu fosse você.../ Não tomaria esta decisão/ Pra depois ter que sofrer/ Curtir sozinha uma desilusão/ Ah! Se eu fosse você.../ Tudo faria pra não me perder/ Acontece que eu sou eu/ Não sou eu quem vai sofrer/ Foi você quem me perdeu/ Tanto eu falei .../ Abre os olhos meu amor/ Vendo tal situação, juro dói meu coração/ Sinto pena de você/ Riu tanto de mim .../ Conseguiu me derrubar/ Vou vencer se Deus quiser .../ Pois eu sou muito homem/ Pra saber me levantar ...”.





Poeta e cronista
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com


   

Nenhum comentário: