SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



domingo, 18 de setembro de 2011

O QUE VOCÊ QUIS DIZER UM DIA (Crônica)

O QUE VOCÊ QUIS DIZER UM DIA

                                          Rangel Alves da Costa*


Em momentos de amor, de solidão, de desespero, de tristeza, de alegria ou outros instantes, certamente você gostaria de ter encontrado a frase certa, as palavras exatas para expressar aquela situação. Por isso mesmo talvez já tenha desejado dizer algo assim ou coisa parecida com isso:
“E novamente esse tempo nublado, esse fim de tarde de angústia e sofrimento, e mais tarde, já noite fechada e sem lua, quando a chuva se espalhar em temporal, minhas lágrimas já não terão mais razão de ser. Só me resta enxugar a solidão na toalha da esperança e adormecer para um amanhã talvez”.
“Vou dizer que amo, mas poderia amar muito mais; vou dizer que quero, mas poderia querer muito mais; vou dizer que estremeço com seus beijos e abraços, mas poderia estremecer muito mais; vou dizer que me contento com sua presença, mas poderia contentar-me muito mais; vou dizer que sofro quando vai embora; mas poderia me alegrar muito mais; vou dizer que choro se demora chegar, mas poderia encurtar a distância e jamais chorar; vou dizer que não vá agora, mas poderia dizer que nunca se vá; vou dizer que sou eternamente sua, mas poderia dizer apenas que sou, e por ser tão sua, nada me resta, nada me restou...”.
“Por educação ouço tudo que chega soprando sabedoria. Gosto de ouvir precisamente para não acreditar em nada que diz, pois sua palavra usa sapatos e só sabem caminhar por lugares conhecidos demais. Já o meu pensamento sempre quer seguir descalço por estradas desconhecidas e por todas as veredas onde ainda não se descobriu se há perigo ou não. Por isso pode falar que ouço, mas não espere que ande pelo seu asfalto se gosto de experimentar os espinhos e as pedras do caminho”.
“O meu Deus talvez seja o seu Deus, mas o Deus que acredita nunca será o Deus de sua crença. Talvez o seu Deus seja o da bíblia, da igreja, da palavra do sacerdote, da pregação religiosa, do Vaticano, mas o meu Deus não existe em nenhum outro lugar senão em mim mesmo, onde vive no meu corpo inteiro e faz moradia na igreja do meu coração. O seu Deus talvez se chame somente Deus, mas o meu Deus se chama toda a extensão dos meus melhores sentimentos e da minha mais pura devoção. Por isso que o meu Deus, além de ser também o seu Deus, é fé, amor, crença, compaixão, amizade, respeito ao próximo, compartilhamento, vida e sede de viver”.
“Você um dia saiu por aquela porta e disse que não demoraria a voltar. Passaram-se esses anos todos e até hoje espero como se estivesse com a mesma saudade do dia seguinte à sua partida. Porém não creia que se aparecer agora na curva daquela estrada vai me encontrar em pé na cancela e de braços abertos, chamando-o para o abraço do reencontro e do beijo do amor jamais devastado. Não, quero apenas que volte para saber como se cuida de uma casa na ausência de quem se ama, com todo o cuidado e respeito, conservando-a como a própria vida, porque agora quem vai deixar a casa sob os seus cuidados sou eu. Não tenha medo que jamais trairei quem amo, mas espero voltar um dia e sentir que teve o mesmo cuidado quanto tive quando esteve ausente”.
“Nunca acreditei em destino para não ter que sentar à porta da vida esperando o sonho acontecer; nunca acreditei em promessa para não ter que pagar nada com o imerecido sacrifício; nunca acreditei em talvez porque sei o que quero e por onde quero seguir. Mas creia, e nisso pode acreditar, que acredito em luz. Toda vez que uma luz se acende diante de mim sei que já não estou no escuro, já posso escolher o que desejo, já sei a porta que quero abrir. E, o que é mais importante, foi pela luz dos meus olhos que enxerguei você. E quando apago essa luz é apenas para sonhar com você”.
“Não precisa trazer flores para mim. Deixe as flores enfeitando os campos e os jardins, espalhando seus aromas e dando esperanças aos corações apaixonados. Contento-me com a flor da verdade, vinda com a planta inteira através da palavra e do dizer te amo, exalando no coração esse perfume sem igual, se for verdadeira a expressão amada”.



Poeta e cronista
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com 

Um comentário:

José Mendes Pereira disse...

Nobre escritor Rangel:

Admiro muito, que todos os dias, o poeta tem conteúdos para postar. É o grande dom dado por Deus.
Admiro bastante a sua inteligência.

José Mendes Pereira