*Rangel Alves da Costa
Outro dia, enfim a Tv Senado deixou um pouco
de lado aqueles enfadonhos discursos senatoriais e aquelas pouco digestas
entrevistas parlamentares, para mostrar um documentário deveras interessante:
Feminino Cangaço. A película foi produzida pelo Centro de Estudos Euclydes da
Cunha, com direção de Lucas Viana e Manoel Neto.
Baseado em imagens, filmes e entrevistas, o
documentário procurou mostrar a presença feminina no cangaço e, por
consequência, dialogar sobre o papel da mulher em meio àquela aridez de cansaço
e luta, de correria e refrega, onde ao próprio homem extasiava em demasia.
A literatura cangaceira já se debruçou em
profundidade acerca de tais aspectos, analisando perfis específicos de mulheres
cangaceiras, bem como seus cotidianos naquela trágica guerra debaixo do sol.
Livros que cuidaram das valentias, dos destemores, das traições, mas
principalmente das motivações para que os pés macios da feminilidade
enveredassem pelos caminhos de espinhos.
Contudo, há no documentário uma leva de
depoimentos de pesquisadores e escritores (Antônio Amaury, Frederico
Pernambucano, Luiz Ruben, Vera Ferreira, Germana, dentre outros) e testemunhos
femininos daquela saga (Dadá e Sila, principalmente), que permitem a
pormenorização de alguns aspectos bastante interessantes, ainda que já
devidamente esmiuçados nos livros.
Segundo os depoimentos, foi o encantamento de
Lampião por Maria Bonita que acabou permitindo a entrada de mulheres ao
cangaço, antes um meio reservado apenas aos homens. Quando o líder cangaceiro
deu a mão à bela Maria, então os demais cangaceiros passaram a se arvorar do
direito de também ter suas companheiras.
Contrariamente ao que muito se difundiu, as
mocinhas sertanejas nem sempre eram obrigadas a seguir a vida das caatingas
quando escolhidas pelos cangaceiros. Algumas delas até sonhavam viver ao lado
daqueles cabeludos e paramentados homens, numa atração geralmente motivada
pelas roupas, pelos ouros, pelos anéis, pelas feições de artistas do meio do
mundo.
Os cangaceiros atraíam de tal modo as jovens
e mocinhas sertanejas que não raro seus pais tinham que fugir ante o anúncio da
aproximação do bando. Era perigoso demais permanecer com sua bela flor mulher
às vistas daqueles sedentos de tudo. Mais perigoso ainda se algum resolvesse
levar a sertaneja consigo. Em casos tais, os familiares pouco podiam fazer.
No seu testemunho, a cangaceira Adília não
mede palavras para ojerizar seu companheiro de cagaço. Demonstrando verdadeiro
ódio a Canário, ela diz que nunca deu um sorriso ao seu companheiro, nunca
beijou-lhe sequer a face, nunca se sentiu bem ao seu lado. Tudo motivado pela
sua desmedida violência e os constantes maus-tratos cometidos. E diz mais que
não derramou uma só lágrima quando ele foi assassinado.
Interessante quando os entrevistados passaram
a relatar sobre a vida sexual no cangaço. Segundo afirmaram, os relacionamentos
se davam nos tufos do mato, próximo aos demais, sem qualquer privacidade para
uma entrega maior. Daí os encontros sexuais se darem quase vestidos, baixando
apenas as roupas, na pressa exigida perante as situações.
Não podiam se afastar muito e também não
podiam manter relações à vista de todos. Uma situação realmente difícil de ser
resolvida em meio à caatinga e à aproximação das volantes. Além da pressa, o
silêncio nas ações. Ainda assim a história cangaceira registra traições. E
também morte pela traição.
Segundo afirmado nos depoimentos e
testemunhos, a mulher cangaceira não participativa diretamente dos confrontos
com as volantes. Carregavam pequenas armas e punhais, porém muito mais para
proteção pessoal do que para atacar. Tais armas também eram utilizadas para
informar onde estavam depois que o grupo ficava desapartado. Conhecendo o
disparo, logo a cangaceirada seguia naquela direção.
Em situação de confronto, geralmente dois
cangaceiros ficavam protegendo as mulheres enquanto os demais homens seguiam
para o ataque. Logo se imagina as mulheres aflitas esperando o retorno de seus
companheiros. Não o caso de Adília, que tanto fazia que Canário voltasse vivo
ou não.
Não se evitava a gravidez, mas uma vez parida
a mulher tinha que entregar seu filho para uma família fora do cangaço criar.
Assim aconteceu com Maria Bonita, Sila e outras, que tiveram de deixar seus
rebentos em mãos de pessoas conhecidas e que fossem compromissadas em criá-los
com todo zelo. Mas nunca se arvorando do direito de filho. Os pais eram os
cangaceiros.
Eis, assim, em apertada síntese, relances do
amplamente mostrado no documentário Feminino Cangaço. Não uma visão feminina no
cangaço, mas a compreensão de como se deu a participação feminina naquele mundo
de vinditas debaixo do sol e da lua.
Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário