SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quinta-feira, 29 de março de 2018

Palavra Solta - recadinho



*Rangel Alves da Costa


Ei você, se avexe não minha fia, se aperreie não meu fio. Escreva de qualquer jeito, escreva como souber e até sem saber, mas escreva. Escreva “voçê”, escreva “vosse”, escreva “mim” ao invés de “me”, escreva “nóis foi”, escreva “a gente fomos”, escreva engolindo o “r”, colocando acento onde não tem, mas escreva. Besteira lhe criticar, dizendo que escreve errado, dizendo isso ou aquilo. Se você escreve e eu entendo, então sua mensagem está perfeita. Se você escreveu de forma errada aquilo que estaria certo na voz, então pode continuar escrevendo assim mesmo. Diga que polícia é “poliça”, “puliça” ou de outro jeito, diga que a professora é “perfessora”, que está com dor de “estambo”, que está com “sordade de arguém”, que sua amiga é só “farsidade”. E seja mais nordestino, mais sertaneja. Extravase no “vôte”, no “vixe”, no “vije”, no “apois”, “no vosmicê”, no “inté”, no que vier no poder da expressão. E não se importe se “argum fi de uma égua” ou uma “cabruquenta quarqué” disser que escreve ou fala errado. Mande tudo ir pra baixa da égua!


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: