SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sexta-feira, 25 de maio de 2018

VERSOS EM MINHA HOMENAGEM



*Rangel Alves da Costa


No dia de ontem, 24 de maio, já no descambar do entardecer, eis que pelo Facebook, a partir de uma solicitação de amizade feita instantes atrás, de repente eu vejo um pedido de postagem na minha linha do tempo. Prontamente fui lá verificar do que se tratava. E que surpresa maravilhosa encontrei.
Tratava-se de um poema do sergipano Joésio Menezes, nascido em Tobias Barreto, porém morando em Brasília, intitulado “A UM POETA FILHO DO NORDESTE”, preliminarmente afirmando ser “Uma singela homenagem ao poeta sergipano Rangel Alves da Costa”.
Plenamente agradecido, cheio de alegria e contentamento, transcrevo o poema pelo qual fui homenageado pelo amigo Joésio:

A UM POETA FILHO DO NORDESTE
(Joésio Menezes)

Em toda a minha vida,
caríssimo poeta Rangel,
essa foi a primeira vez
que li uma prosa em cordel!...
E sabe o que aconteceu?
Esse belo texto Teu
provou que és um Menestrel!

És um artista nato,
um poeta verdadeiro,
representante ilustre
do Nordeste brasileiro,
região sem outra igual...
E no aspecto cultural,
das artes é um grande celeiro.

Não me causa nenhum espanto
esse teu grande talento.
No Nordeste é sempre assim:
todo dia nasce um rebento
com enorme capacidade
de mostrar sua genialidade
tendo a arte como instrumento.

Mas sei o quanto sofre
o artista nordestino
para mostrar seu talento
a um público “cretino”
de pessoas interesseiras
cuja índole traiçoeira
é de bajuladores genuínos.

Por isso, nobre Poeta,
não desistas!... segue em frente!
Mostra ao mundo tua arte
e a Cultura da tua gente!
Mostra a todos que o Nordeste
é um celeiro inconteste
de artistas competentes!

O artista nordestino
- que não se cansa de lutar
pelo pão de cada dia
para os filhos alimentar -
traz nas veias o labor
e no peito um amor
que não se podem comparar...

Pois bem, caro Rangel,
não se zangues nem contestes
Quando disserem que és
um grande “cabra da peste”,
pois isso é um sinal
de que te acham genial,
um nobre “Filho do Nordeste”...

Poeta Joésio Menezes


Grato. Comovido. Muitíssimo obrigado, amigo Joésio.


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: