SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



terça-feira, 20 de novembro de 2012

PALAVRAS SILENCIOSAS - 80


Rangel Alves da Costa*


“Vou escrever a poesia da minha vida...”.
“A mais bela já escrita...”.
“Mas me faltam os motivos...”.
“Sobre sua vida certamente que não...”.
“Corro o risco de tecer angústias e melancolias...”.
“As faces do espelho...”.
“Mas as faces, os versos e reversos são todos assim...”.
“Afasta de ti esse cálice...”.
“Tenho pouco de felicidade a dizer...”.
“Mas você não é feliz?”.
“Luto para ser assim...”.
“Sente motivos para ser diferente?”.
“Luto para não encontrá-los...”.
“O que lhe falta, então?”.
“Quebrar de vez esse cálice...”.
“Impossível...”.
“Afastar, esconder de vez esse cálice...”.
“Não é coisa fácil de levar a efeito...”.
“Mas conseguirei...”.
“Bela demonstração de autoestima...”.
“Ainda a luta...”.
“Mas acho melhor enfrentar esse cálice...”.
“Transbordante de dores e aflições?”.
“Para ser completado novamente...”.
“Seria autodestruição...”.
“Pelo contrário. Seria construção...”.
“Mas ter ao lado mais sofrimentos?”.
“Você só beberá do vinho se quiser...”.
“Mas os pensamentos, as recordações ali derramadas...”.
“No cálice bem cheio...”.
“Despertaria maior sofrimento...”.
“Não, definitivamente...”.
“A mente é fraca, o pensamento induz...”.
“E o cálice ali para provar sua força...”.
“Mesmo não querendo prová-lo tenho de aceitá-lo ao meu lado...”.
“Mas é assim na vida. As dores do mundo estão sobre a mesa ao lado do cálice da felicidade...”.
“Como querendo provar a força humana...”.
“Isso mesmo...”.
“E se eu quiser ter diante de mim apenas o cálice da felicidade?”.
“Seria muito pior...”.
“Por quê?”.
“Porque o outro cálice permaneceria invisível...”.
“E então...”.
“Então, num descuido...”.
“Beberia do cálice do sofrimento...”.
“Inevitavelmente. Sem falar que a presença dos dois cálices a coloca numa situação de pleno conhecimento da realidade...”.
“O meu arbítrio, minha livre escolha...”.
“Sua ação estará completamente livre para escolher...”.
“Eis o momento da força...”.
“Sim. O cálice do sofrimento certamente estará mais chamativo, mais convidativo...”.
“No intuito de iludir...”.
“Sim, testando a fraqueza humana...”.
“E o outro cálice?”.
“Ora, é apenas um cálice...”.
“Apenas um cálice?”.
“Sim, apenas um cálice. Mas o cálice da vida...”.
“Que deve ser bebido para fortalecer o espírito...”.
“E mais, muito mais...”.
“Para fortalecer a alma...”.
“Mais, muito mais...”.
“Para...”.
“Para fazer com que esqueça o outro cálice!”.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: