SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

O DOIDO


Rangel Alves da Costa*


Doido que é doido de verdade não anda fazendo doidices. Doidice é coisa pra quem se acha em completa sanidade, sem nenhum parafuso a menos. O doido não se transforma para praticar doidice. Esta é própria daquele que pratica o que seria próprio do doido.
Sei que surge uma confusão danada, mas é assim mesmo. Quando alguém diz que o outro só estando doido pra fazer isso ou aquilo, logo se supõe que o mesmo não é mentalmente desequilibrado. Se o fosse estaria justificado.
Mas ninguém diz que o doido, aquele mesmo de pedra, só estando normal para não estar praticando doidice. É que o doido é sempre visto na impossibilidade de agir com normalidade, de ter atitudes próprias e razoáveis iguais aos dos ditos equilibrados. Será ainda doido mesmo que não pratique nenhuma doidice.
O pior é que a fama não se desgarra. O doido de atitudes normais, equilibradas, conscientes, não deixará de ser tido como o insano perigoso e que a qualquer momento poderá agir desastradamente. Mas o ser humano que não tem qualquer distúrbio mental e assim mesmo só vive praticando maluquices, então este será visto como portador de transtornos passageiros ou simples rompantes de insanidade.
Por mais que o dito normal viva praticando loucuras, com atitudes que nem mesmo os doidos varridos são capazes, mesmo assim terá em seu favor a desculpa da incoerência, da ação impensada, do desequilíbrio emocional, dos nervos à flor da pele. Ora, mas se não muda de jeito nenhum, não há nada que o faça agir com cautela e sobriedade, isto não deverá ser visto como completa loucura?
E como fica o doido de pedra diante dessa situação, diante do outro doido mais doido ainda, mas acobertado sob o manto da desculpa? Coitado do doido verdadeiro perante o disfarçado. Coitado de quem acha que o perigo real está naquele que não se transmuda para agir, que reside na insanidade sem máscaras. E coitado porque pode provar da loucura de quem aparentemente não é capaz de provocar nenhum mal.
Somente loucos para achar mais perigosos os doidos de pedra àqueles que se dizem normais e que andam por aí. Creio que a loucura imputada ao ser humano mentalmente afetado é apenas uma desculpa para a insanidade coletiva, para a sociedade cheia de distúrbios e contradições.
Um doido diante do outro logo demonstrará onde está a verdadeira loucura. Ali o maluco, o desajuizado, o louco de pedra e flor, o insano que namora a lua, quer voar, que faz careta ao desconhecido, que desconhece o conhecido. Doido na sua solidão, na sua janela, no seu quarto, no seu silêncio ou no seu grito. E uma doidice reconhecida por atitudes tão características: assim age porque não tem consciência nem do certo nem do errado. É doente.
Mas também ali o outro doido, o doido de perigo a toda prova, pois seu distúrbio está no destemperamento, na arrogância, na violência, na desvalorização do próximo, no achar que todos devem submeter às suas loucuras. E mais perigoso ainda porque possui arma e sabe usar, sabe muito bem atingir e maltratar quem deseja, tantas vezes premedita para ferir.
De um lado o doido com sua patologia, seu distúrbio psíquico, seus problemas neurológicos. Este tem uma lua, tem uma pedra, tem um grito, um sorriso exagerado, um silêncio profundo, uma angústia terrificante. E do outro lado o desequilibrado, o psicopata social, o transtornado. E este com seu dedo em riste, sua arma na cintura, sua palavra arrogante, sua língua viperina, a bestialidade revestida de humano.
Quem é o doido, afinal? Depende do tipo de loucura que você aceite. Prefiro sempre me arriscar passando perto de alguém que reconhecidamente tem pouco juízo a ser avistado por alguém que esconde nos olhos a covardia e a traição.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: