SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

RECEITA PARA TRISTEZA LIGHT


Rangel Alves da Costa*


A tristeza é da essencialidade humana. É sentimento expressando situações dolorosas ou meros dissabores no percurso existencial. Lembranças, recordações, todo que existe no baú dos acontecidos, de repente pode ressurgir de forma melancólica e angustiante. Tudo provoca a temida tristeza.
Do mesmo modo, as consequências desfavoráveis na trajetória da vida. A perda de um ente querido, um adeus inesperado, um amor desfeito, o indesejado que insiste em acontecer; enfim, uma soma de situações que abalam profundamente o ânimo e o espírito. E que tristeza provocam!
Mas a tristeza não deve ser vista de modo assim tão destrutivo, aterrador. Indubitavelmente provoca estados indesejados, parecendo querer abrir um fosso aos pés da pessoa e fazendo com que muitos pensem até em soluções extremadas. Contudo, ela pode muito bem ser domada de modo a se tornar suportável e até positiva.
E assim porque a tristeza é também um encontro da pessoa consigo mesma, através do afloramento de uma consciência mais realista das situações de vida. E talvez seja neste aspecto que se diferencia da alegria, eis que esta tem o dom de maquiar a realidade, tornando as situações quase como aparências.
A tristeza não encobre nem se distancia de nada, surge nítida, concreta, como um retrato daquilo que causa a consternação. É tão verdadeira quanto o fato que a motiva. E talvez o seu grande mérito seja ser sentimento que não admite aparência, que não admite ser fantasiada. Mas por isso mesmo a possibilidade de ser domada, contida, dominada e transformada.
E transformada em tristeza light, ou seja, tornada leve, aceitável, possível de ser tranquilamente vivenciada. Desse modo, a tristeza light seria o sentimento aflitivo se transformando em sentimento aceitável por possibilitar um diálogo mais intimista da pessoa consigo mesma. Ora, não há momento mais apropriado para o reencontro interior que aquele onde o indivíduo se sente solitário e triste.
E de várias maneiras as durezas do instante podem virar o jogo em favor daquele que se predispõe a vivenciar a tristeza de modo amigável. Fundamental que se utilize a própria tristeza como arma para combater suas nefastas consequências. Depois se torna fácil perceber o quanto proveitoso pode ser o seu experimento.
Nesse passo, a tristeza pela morte de alguém, por exemplo, deve ser enfrentada com a realidade da vida. Basta não fugir à realidade e será de fácil percepção que ninguém pode fugir da inevitabilidade da partida. Por mais que seja doloroso, angustiante, ainda assim fato que mais cedo ou mais tarde acontecerá.
Em situações de perdas profundamente dolorosas, logicamente que não será possível repentina transformação das pesarosas circunstâncias. A tristeza é inevitável. Contudo, será sempre possível compreender o fato dentro de uma lógica que não signifique o fim do mundo. A partir do instante que se proporcione à morte uma visão na normalidade da vida, então o dilaceramento será refreado e a aceitabilidade cuidará de confortar o coração.
O divórcio, o fim do namoro, a briga de casais, as encrencas amorosas, os ciúmes doentios, tudo isso pode ser causa de tristezas profundas. Tem gente que diz que vai se jogar do oitavo andar, outros juram de morte o ex-amor, outros simplesmente se entregam ao mortal enclausuramento. Mas por que, se o amor nunca é fim e sempre será possibilidade de recomeço, ainda que com outra pessoa?
As tristezas amorosas têm o dom de cegar, de tirar completamente a razão daquele que se sente traído ou rejeitado. E é por isso mesmo que doem tanto, que maltratam e machucam tanto. Mas basta que a pessoa procure refletir sem remorsos ou paixões e compreenderá que nada surge ao acaso, que tudo possui uma razão de ser. E da reflexão será possível encontrar outras causas da separação e todas as culpas que permaneciam escondidas. Tal percepção certamente fortalecerá o espírito para a necessária volta por cima.
A saudade é o exemplo maior de como a tristeza pode ser light. Basta sentir que a distância só dói em quem ama e então tudo será suportado. De qualquer modo, nenhuma tristeza é coisa do outro mundo ou bicho de sete cabeças. E basta uma cabeça para transformar o outro mundo num mundo possível que se deseje.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com 

Nenhum comentário: