SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quinta-feira, 20 de março de 2014

SÃO JOSÉ DOS NORDESTINOS


Rangel Alves da Costa*


São José é santo dos mais devotados pelos nordestinos. No seu dia de especial dedicação, que é a 19 de março, as ruas são tomadas de procissões, cantos e ladainhas são entoados pelos mais distantes rincões, fogueiras são acesas, sua imagem colocada nas janelas à espera da passagem dos cortejos de fé e devoção.
Mas não só na região interiorana, principalmente a sertaneja, o glorioso São José é tão querido e festejado, vez que os centros urbanos também festejam o santo padroeiro dos trabalhadores, da família e da terra. Aqui no centro de Aracaju, por exemplo, na mesma quadra onde resido, um ambiente já foi ornamentado para receber os fiéis e devotos. Após as rezas a saída em procissão, em meio a fogos de artifício, e novos cantos entoando pela noite nordestina:

Meu Glorioso São José
Ouço o teu filho clamar
No coração tanta fé
Vem nossa vida guiar

São José, meu São José
Pai do Menino Jesus
Ajudai-me a carregar essa cruz
Confio em Ti São José

Sinta esse meu coração
Confiante e cheio de fé
Esperando sua doce benção
São José, meu São José

Todos os anos há a mesma comemoração. Um devoto de nome José decidiu homenagear o santo e hoje é seu filho quem organiza o ato de fé. Anos atrás dificilmente não chovia na noite de São José. E bastava um chuvisco para que as esperanças aumentassem em cada.
Segundo a crença popular - e fato que muitos sertanejos reputam como a mais pura verdade -, se cair chuva no dia 19 de março é sinal de que outras chuvas cairão nos meses seguintes para o preparo e cultivo da terra. Por consequência, os grãos semeados serão fartura pelos campos e sobre a mesa dos necessitados.
É neste sentido que os sertanejos comemoram com fervor ainda maior esse dia especial. Praticamente lançam suas esperanças nessa data. Desde cedo olham para o céu esperando a chegada das nuvens prenhes e tão bondosas para o homem do campo. E depois do entardecer todas as preces se voltam para o nome de São José.
E pelas estradas matutas, pelas vias empobrecidas das cidadezinhas, devotos e beatas vão levando a imagem do santo bem pertinho do coração. E com vozes trêmulas, olhos lacrimejando, vão espalhando sua máxima fé:

São José do sertanejo
São José de todo o sertão
Olho pra cima e não vejo
Sinal de chuva e trovão

Salvai esse povo sofrido
Fazei chover nesse chão
Alegria do povo oprimido
E fazendo crescer plantação

São José irmão do nordestino
Tão bom pai do Nosso Senhor
Dai graças ao nosso destino
Livrai-nos da desgraça e da dor


E de repente um chuvisco. A chuva mais forte. E o sertanejo ainda na sua eterna procissão, na sua fé incontida, na sua devoção a São José. Assim no sertão, assim onde se valorize e exerça a crença e a religiosidade.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com 

Nenhum comentário: