SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



segunda-feira, 1 de outubro de 2012

NUVEM NO AR, HOMEM NO CHÃO (Crônica)


Rangel Alves da Costa*


Não conheço um só relato afirmando que o homem sempre entregue aos devaneios sonhadores tenha alcançado seus objetivos sem suor e sacrifício.
Não conheço nenhuma história dizendo que as ilusões e quimeras foram suficientes para o homem alçar-se do chão e alcançar a felicidade noutras distâncias que não a terrena.
Não conheço nada apontando que o sonho, a ilusão e a fantasia sejam os ambientes mais propícios para que o ser humano estabeleça aí os alicerces da subsistência e da sobrevivência.
Não conheço quem bata ponto na estrelas, faça feira na lua, pague contas na galáxia, vá curar enfermidades no leito do sol, vá bater à porta do cometa para ser recebido por alguém.
Também não conheço quem não beba da água que cai, que não se alimente do fruto da terra, que não vista do algodão da florada, que não pranteie seu parente abaixo do chão, que não vá para o mesmo lugar.
Os voos espaciais são passageiros, os astronautas vão e retornam, a estação espacial tem prazo de existência, os aviões possuem curso e percurso, os balões chegam ao alto e depois descem, os satélites lançados se deterioram e espatifam.
Marte é uma fotografia, um desenho, uma ideia tridimensional; a dança dos astros, o nascimento e morte das estrelas, a descoberta de novos planetas, tudo não passa de teoria; buraco negro como ideia fenômeno que assombra pelo desconhecimento.
Até as nuvens que passeiam acima, visíveis a olho nu, apenas instigam a imaginação humana. Os olhos passeiam com elas, vagueiam no seu percurso, imaginam estar dentro delas, mas apenas pelo desejo de vivenciar o desconhecido.
Mas o homem não pode dizer que desconhece o chão onde pisa, a terra onde vive, a sua realidade. Mas esta realidade é assim tão angustiante, dolorosa, penosa demais, que será preciso viver de ilusões estelares para aplacar seus descontentamentos?
Por mais que o indivíduo se contraponha à realidade, não há como fugir da vivência do mundo, e este mundo presente no olhar, no tocar, no pisar, no sentir, no ferir, e até no fazer amar.
Por mais que o indivíduo renegue sua condição terrena, jamais conseguirá afastar de sua realidade os seus vizinhos na terra, a natureza ao redor, os outros que passam tramando, as pessoas que passam amando.
Por mais que o indivíduo se feche em redoma, resolva entrar no silencioso porão ou simplesmente fingir que não está nem aí para o que aconteça adiante, ainda assim não poderá fugir de sua condição existencial, de sua condição terrena.
É até louvável que se pretenda alcançar o que antes nenhum homem conseguiu fazer, que foi fugir de vez da realidade terrena para viver de sonhos e ilusões, vagando por outros mundos como um ser de ficção científica. Mas terá isto como eternidade?
É até aceitável que determinado ser humano - como fuga do caos terreno existente - viva imaginando que pelos ares seria bem melhor de se viver, que na lua teria melhor acolhida, que o solo solar lhe reservaria oásis e paz. Mas seria realizável?
Já disse o velho sábio que estrada foi feita para se andar, caminho para ser percorrido, distância para se alcançar. Mas não disse o velho sábio que tudo isso seria melhor resolvido ou alcançado no pensamento.
Se a vida na terra é tão difícil assim, então que se procure transformar a forma de viver para suportá-la. Mas ninguém transforma a realidade senão a partir da própria realidade, adequando-a ao que deseja como mais útil e proveitoso.
Que o sonho persista, que o voo seja tão desejado, que o passeio na nuvem se torne realidade. Mas é preciso ter cuidado com os limites. Nenhum passo acima da mente sem que os pés continuem no chão.
  

Poeta e cronista
e-mail: rac3478@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: