SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



terça-feira, 23 de outubro de 2012

PALAVRAS SILENCIOSAS - 52


Rangel Alves da Costa*


“Queria ter uma ilha...”.
“Ilha real ou metafórica?”.
“As duas...”.
“Uma...”.
“Uma para estar, viver, conviver...”.
“E a outra...”.
“Para fugir...”.
“A primeira é praticamente desejo de todos...”.
“E a segunda?”.
“É a que todos imploram a todo instante...”.
“A metáfora...”.
“Sim. A ilha como outra realidade...”.
“Como fuga do momento presente...”.
“Das dores surgidas...”.
“Angústias, tristezas...”.
“Aflições, mágoas...”.
“Solidão, ressentimentos...”.
“Perdas, carências...”.
“De repente, a ilha...”.
“A imaginária ilha como garantia de proteção...”.
“De reviver, de renovação...”.
“Mas principalmente como distanciamento...”.
“Da realidade sofrida, angustiante...”.
“Como se ali ficasse distante de todas as dores do mundo...”.
“E nem pensam que a ilha também simboliza outras coisas...”.
“Solidão, distância...”.
“Abandono, saudade...”.
“Tristeza, inacessibilidade...”.
“Mas preferem vê-la como uma proteção...”.
“Realmente, na voz ou no pensamento e lá estará a ilha...”.
“Então vão dialogando com o imaginário...”.
“Na minha ilha tudo seria diferente...”.
“Na minha ilha o tempo é meu, não tenho pressa, faço o meu mundo...”.
“Na minha ilha tenho estrada, passo, vez e voz...”.
“Na minha ilha há o silêncio que tanto preciso...”.
“Há a paz que tanto busco para a reflexão...”.
“Há o ambiente ideal para o reencontro...”.
“Na ilha a poesia...”.
“A brisa em verso...”.
“As águas circundantes em melodia...”.
“As gaivotas visitando o meu silêncio...”.
“Para o diálogo passarinheiro...”.
“E vão tecendo situações somente possíveis na ilha...”.
“Não deixa de ser um doce desejo...”.
“Sim, mas primeiro é preciso encarar a realidade...”.
“Certamente. Como fuga, a ilha não apagará as pegadas do outro lado...”.
“Nem apagará o passado nem o presente...”.
“Mas não deixa de ser um alento...”.
“E às vezes necessário...”.
“Como a fé, a religiosidade, a ilha também faz seus milagres...”.
“Principalmente porque por trás do imaginário da ilha há uma significação especial...”.
“E o que seria?”.
“Todo pensamento em ilha, vontade de tê-la e nela estar para fugir da realidade, quer também significar a preocupação com o presente...”.
“Porque quem vive o momento pretende modificá-lo...”.
“Sim. Comprova-se que a pessoa não está alheia ou omissa àquilo que lhe aflige...”.
“E que está sentindo, sofrendo...”.
“Sim. E por isso mesmo quer é o melhor para si...”.
“Através da ilha...”.
“Imaginando uma vida melhor, com mais conforto e segurança...”.
“E mesmo que a ilha seja impossível...”.
“Ainda continuará tão presente na mente...”.
“A ilha em cada um...”.
“A eterna e linda ilha...”.

  
Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: