SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



terça-feira, 1 de janeiro de 2013

IMPRESSIONANTES CENAS DE UM CALOR TERRÍVEL (Crônica)


Rangel Alves da Costa*


Verdade que o clima não está brincadeira, o calor está infernal, e será disso pra pior. As ações devastadoras do homem perante o meio ambiente provocam mudanças climáticas que afetam cada vez mais sua própria qualidade de vida. E temperatura tão alta é apenas uma das consequências.
Talvez finjam que não sabem, mas a cada árvore derrubada vai permitindo que a temperatura do planeta suba cada vez mais; a cada fonte de água desaparecida vai aumentando o calor na terra; a cada agente poluente solto pelas chaminés mais a atmosfera fica desprotegida da radiação solar.
Portanto, é o próprio homem, na sua ação destrutiva e devastadora contra o meio ambiente e os recursos naturais, e que tanto sofre com temperaturas tão elevadas e que vão acima dos 40 graus, o culpado maior por tudo que vem acontecendo.
E, infelizmente, a tendência é o aumento crescente da intensidade do calor, e em períodos ainda mais prolongados do ano, vez que a sensibilidade humana para os problemas por ele mesmo criados parece ser a de meramente de lavar as mãos, não se sentir culpado por nada.
Mas depois dos prolegômenos vamos aos fatos, vamos à descrição das impressionantes cenas desse calor terrível que toma, impiedosamente, nossos dias e nossas noites. Talvez nem fosse preciso esmiuçar sobre tais aspectos, vez que cada um certamente conhece de perto qual a sensação de se estar num mundo que parece querer incendiar a qualquer momento.
Na região interiorana, principalmente pelas bandas sertanejas, a seca terrível, medonha, assustadora, traz consigo um sol muito mais abrasador que em outros lugares, com raios que provocam incêndios e devastações, tornando a temperatura ainda mais elevada. Por conseqüência, o calor passa de níveis termométricos para níveis incendiários.
Nesse contexto é que acontecem as situações mais inacreditáveis, que só o cabra se arriscando ir até lá para ver de perto. Não há banho que dê jeito, não há água gelada que minimize a situação, não há porta e janela dia e noite abertas que façam entrar uma brisa, um arzinho mais refrescante sequer.
Contam que em Nossa Senhora da Conceição do Poço Redondo – povoação sertaneja também conhecida como morada do sol – as pessoas nem precisaram de fornos ou fogueiras para preparar os assados do natal e da passagem do ano.
Simplesmente temperaram os perus, os chesters, os pernis e outras aves e colocaram, por volta das oito da manhã, no meio do tempo, debaixo do sol. Após o meio-dia já estava tudo pronto, bem assado e cheiroso. E teve gente que esqueceu o frango estendido no quintal e lá pras cinco da tarde já estava esturricado.
O sol descendo abrasador deveria ir tornando o ambiente terreno num verdadeiro forno, mas não, pois no sertão o que se tem é uma fogueira aberta no meio do tempo, com pessoas sendo tostadas aos poucos, se derramando de suor, com a pele chamuscada das labaredas. Verdade é que muitos não saem às ruas com medo de incendiar.
Tive notícias que duas pessoas simplesmente se transformaram em labaredas enquanto caminhavam mais apressadas, quase correndo, e precisamente para fugir do sol. Coitadas, de repente se viram tomadas de chamas, de quenturas terríveis, num verdadeiro cenário de fim de mundo. E se este não acabou no dia 21, se continuar desse jeito, com o povo vivendo em brasa, não vai demorar muito não.
Ouvi também que num município vizinho o prefeito, também vítima dessa situação insuportável provocada pelo calor de mil graus, e como meio de proporcionar uma sensação melhor ao seu corpo balofo de mais de cento e vinte quilos, fez baixar um decreto de emergência permitindo que as pessoas pudessem andar nuas pelas ruas.
A intenção era boa, pois a nudez provoca maior conforto e as mulheres, por exemplo, não precisavam mais estar levantando e sacudido beiradas de saias e vestidos para subir uma fresquinha nas partes de baixo. Só que esbarrou num problema: as beatas da liga da moralidade e dos bons costumes ameaçaram se trancar na igreja e provocar um incêndio coletivo sem precisar acender um fósforo sequer.
O prefeito voltou atrás, porém teve uma ideia que lhe traria melhores frutos eleitoreiros, segundo ele mesmo segredou a um puxa-saco. Mandou distribuir centenas de ventiladores perante os seus eleitores e todos acompanhados com milhares de metros de fios para permitir o seu uso.
Quer dizer, as pessoas podem ir pra onde quiser levando seu ventilador ligado, e cuja extensão vai dar exatamente nas milhares de tomadas que foram instaladas na prefeitura. Mas se o prefeito souber que o eleitor se bandeou pro outro lado é só mandar tirar o fio do ventilador da tomada. E a pessoa logo será encontrada em chamas.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com   

Nenhum comentário: