SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



domingo, 27 de janeiro de 2013

OS MENINOS DE SANTA MARIA: OU A DOR, A DOR...


Rangel Alves da Costa*


Como o próprio termo indica, tragédia é um acontecimento catastrófico, sinistro, uma situação verdadeiramente apavorante. De vez em quando acontecem fatos assim, que nos chocam de tal maneira que pasmamos sem acreditar.
Contudo, na proporção do que aconteceu em Santa Maria, no Rio Grande do Sul, tudo toma proporções indescritíveis. Ali não há que se falar em tragédia, mas sim um acontecimento de dimensões tão exorbitantes que, ao menos por enquanto, não haverá como descrever.
Foram cerca de 250 mortos num incêndio em uma boate, todos jovens, na maioria universitários da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM, entre os 18 e 30 anos, e que brincavam numa festa organizada com o nome de Agromerados, pois envolvendo alunos dos cursos de agronomia e medicina veterinária, dentre outros.
Imaginar tantas vidas perdidas nos faz – pasmos, abobalhados, sem acreditar em nada - pensar apenas no que, infelizmente, tão cedo deixou de viver. Entretanto, somem-se ao número de mortos o número de pais e mães, irmãos, familiares e amigos, que estão lancinantemente sofrendo. Some-se a isto todo o Brasil.
Que dor. Num ginásio de esportes os corpos estão espalhados aos montes. Por cima do peito de cada um a identificação pelo documento de identidade, pelo celular. Desesperadas, as famílias e amigos incessantemente telefonam. E os telefones vão tocando seguidamente sem que os seus donos possam atendê-los. E o barulho dos toques vão se misturando aos gritos de dor, aos desesperos diante de tantas vidas perdidas. E tão jovens.
Estudantes universitários, muitas de suas cadeiras estarão vazias na próxima aula, o campus estará mais sombrio e triste, a vida mais difícil de ser prosseguida. Os colegas sentirão a perda em cada vão dos corredores que percorrerão em busca de reencontrá-los salvos do sinistro. Muitos não estarão mais ali para a aula, para o diálogo, para o convívio.
Como alguém afirmou num canal de televisão, hoje Santa Maria certamente é o lugar mais triste do mundo. Mas a dor se espalha, se faz sentida em cada canto onde houver sentimento. Impossível não perguntar se aqueles meninos mereciam tal destino, as famílias tanto sofrimento, a vida tanta perda.
Mas que Deus acolha tão jovens vidas e que permita o conforto nos corações dilacerados dos que ficaram. Mas tudo é tão difícil de compreender, aceitar, sentir. Tudo é difícil demais.
  

Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

2 comentários:

Toninho disse...

Uma tragedia amigo que realmente choca, ainda quando olhamos para o publico presente, vidas cheias de esperanças,de sonhos tantos.Solidariedade com Santa Maria,a ciadade mais triste do mundo hoje.
Um abraço.

Ana Bailune disse...

Que tristeza, que tristeza, que tristeza...