SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

PALAVRAS SILENCIOSAS – 135


Rangel Alves da Costa*


“Ouvi um dia. E para a eternidade...”.
“Nada é tão solitário, nada é tão solidão...”.
“A montanha sai à janela para ver o trem passar...”.
“E chora pelo lenço estendido no ar...”.
“A noite adormece ao cair da noite...”.
“E por ter medo de escuridão acende uma lua...”.
“O meu irmão caçava vento pelos descampados...”.
“Depois guardava num frasco para encher a bola...”.
“Minha irmã tinha casinha de boneca...”.
“Quando cresceu queria trocar de lugar com seu brinquedo...”.
“Os pombos acreditam nos homens...”.
“E se alimentam na mesma mão da destruição...”.
“Os santos segredavam à minha mãe...”.
“Ela sabia até que sua filha queria pecar...”.
“Meu avô olhava triste ao redor...”.
“Mas tudo pela alegria dos tempos idos...”.
“Todo mundo voa. Um dia voei...”.
“Nunca mais parou de procurar um ninho seguro...”.
“Dizem que a pedra conversa...”.
“E tem mais sentimento que muitos corações petrificados...”.
“Dizem que a manhã também se levanta...”.
“E sempre me acorda também...”.
“A melancia se conhece pela casca...”.
“O valor que dão, mas não o seu interior...”.
“E eu que tinha sede de sede...”.
“Então bebeu água de sal...”.
“O gado come sal para matar a sede...”.
“Na fome, tanto faz...”.
“O cantil de meu pai sempre estava vazio...”.
“Ainda que cheio era tão sertanejo...”.
“Um dia beijei um menino bonito...”.
“E ele não cumpriu a promessa de trazer goiaba...”.
“Quem beija menina bonita fica apaixonado...”.
“É bom beijar de olhos fechados...”.
“Sabe o que é mandacaru?”.
“Todo mundo já ouviu falar no cacto símbolo do sertão...”.
“Tem braços abertos implorando chuva...”.
“Espinho pra espantar os ventos de estiagens...”.
“E também uma flor bonita, amarelada...”.
“Presente pro passarinho...”.
“Meu pai conversava com os bichos da fazenda...”.
“O meu aboiava pro gado ouvir...”.
“Não existe mais sertão nem poesia sertaneja...”.
“Verdade. Dizem que o sertão acabou...”.
“Outro dia voltei lá e encontrei apenas um lugar...”.
“Lugar igual aos outros, cidade de pedra e vitrine...”.
“Eu queria o meu sertão de volta...”.
“Certamente terá...”.
“Sei bem o que quer dizer...”.
“Sertão é aquilo que o sertanejo quer...”.
“Nunca mais vi sua lua, o seu sol, sua vereda...”.
“Nunca mais a rendeira, a rezadeira, roupa no varal dos quintais...”.
“Um dia vou sentar debaixo da catingueira e contar minha saudade...”.
“Umbuzeiro tem muito mais sombra...”.
“Mas o que tenho a dizer é muito pouco...”.
“O que seria?”.
“Apenas que nunca morra...”.
“Mas o sertão é imortal...”.
“E é mesmo. Ainda encontro por lá os pais dos pais dos meus pais...”.
“Porque cavou a raiz...”.
“E sobre a terra plantei uma semente...”.
“Molhada na lágrima...”.
“E desejosa que brote um dia...”.
“Para ser minha chave ao meu mundo...”.
“E reencontrar sempre sua história...”.
“O meu sertão!”.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: