Rangel Alves da Costa*
Outro dia fiquei sem acreditar no que vi.
Esperei quase meia hora para confirmar, mas ainda assim até hoje não consigo
assimilar as cenas presenciadas: um comercial num canal fechado, onde o jogador
do Real Madrid, o português Cristiano Ronaldo, fazia propaganda de um shampoo
anticaspa.
Mas não pode ser, logo pensei. Este aí deve
ser um sósia, um clone daquele escolhido recentemente como o melhor jogador do
mundo. Isto vai dar problema porque estão utilizando indevidamente a imagem de
uma celebridade. E não pode ser o Cristiano Ronaldo por diversas razões.
Ora, a vaidade do moço português é conhecida
em todo o mundo. Os jornais e revistas estampam sempre a figura de um homem
extremamente vaidoso, de uma soberba a toda prova, e num egoísmo que chega a
ser provocativo. Dizem que se depila dos pés à cabeça, possui dotes metrossexuais
e narcisistas e não admite que o vejam senão como o mais bonito, o mais gostoso
e outras duvidosas qualidades.
Mas por que, cuidando e modelando tanto o seu
corpo, e muito mais que muitas beldades femininas, o bonitão se esqueceu de cuidar
logo das madeixas, do couro cabeludo debaixo delas, de modo a ter surgido as
caspas tão indesejáveis? Pensei que seria mais fácil mandar raspar os cabelos e
urgentemente providenciar uma cabeleira de fios dourados, mas não, pois o galã
se humanizou em algum instante e foi atrás de um shampoo para combater seu
problema. E é este shampoo que agora está vendendo suas qualidades na televisão.
Acredita?
Realmente muitas são as razões para que
ninguém acredite que o galã do futebol fosse aparecer vendendo um produto para
combater problemas de caspa. E o mais assustador é que o filme realmente dá
entendimento que por debaixo daqueles cabelos baixos, porém brilhosos e bem
cuidados, existe um couro cabeludo tomado de seborréia. E mostra o jogador
passando o produto para cuidar do problema.
Eu não diria nada se ao invés daquele
produto, o famoso jogador estivesse vendendo um perfume de marca igualmente
famosa, um poderoso e caríssimo carro importado, uma grife masculina, qualquer
outra coisa que significasse status e poder, menos um shampoo para combater
seborréia. Diante da confirmação que se tratava mesmo dele, não me restou senão
ficar imaginando o quanto o dinheiro é capaz de fazer.
E só mesmo uma fortuna para fazer com que
Cristiano Ronaldo se submeta a dizer e transparecer que tem problemas no couro
cabeludo e faz tratamento com o tal shampoo anticaspa. E a atitude comercial do
jogador, enriquecendo sua conta bancária para simular a existência de um
problema capilar que certamente não possui, necessariamente provoca algumas
indagações.
Não sei até que ponto é ético uma
personalidade fingir ter um problema que na verdade não possui. Não sei até que
ponto é moral uma empresa forjar qualidades num produto utilizando-se para tal
uma celebridade. Também não sei como as pessoas devem reagir diante de tamanha
farsa comercial. Mas sei que somente o dinheiro é capaz de transformar mitos em
falsários, mentiras em aparentes realidades, galãs vaidosos em reles humanos
seborrentos.
Outra coisa também sei. Jamais Cristiano
Ronaldo faria graciosamente um comercial para um organismo humanitário ou de
prevenção contra os tantos abusos cometidos contra as crianças. Não faria
porque já demonstrou quanto vale a sua imagem e ao que ela se destina. E não se
pode esperar nada de quem talvez possa usar calcinha num comercial para vender
lingerie.
Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com
Um comentário:
o perfume do cristiano ronaldo e muito fedido na minha opiniao.........
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