Rangel Alves da Costa*
Parece que ela está presente naquelas
fotografias antigas onde Benjamin Abrahão retratava as mulheres cangaceiras.
Não pelas armas empunhadas nem pelas inglórias na sina, mas pelos sorrisos
sempre presentes, pelos vestidos enfeitados, pelas feições tão próprias das
nordestinas: amorenadas, bonitas, felizes diante de quaisquer circunstâncias.
Mas falo de Clemilda, sim senhor, dessa guerreira alagoana que se fez rainha
sergipana e ainda hoje orgulha não só o salão forrozeiro como toda cultura
popular.
De baixa estatura, rosto arredondado, feições
trigueiras, cabelos negros encaracolados, usando preferencialmente vestidos
rodados e floridos, com maquiagem que acentue sua feição sorridente, assim é aquela
batizada como Cremilda Ferreira da Silva, e depois Clemilda. Verdade que hoje,
perto dos 78 anos e mais de 50 anos de carreira artística, já traz as marcas de
múltiplas enfermidades pelo corpo. Infelizmente, já foi acometida por osteoporose
e agora se recupera do segundo acidente vascular cerebral. E entristece demais
não ter a presença da forrozeira maior ecoando pelos arraiás.
A
nossa guerreira está combalida, mas não vencida. Desde alguns anos que não
viaja para apresentações, também está impossibilitada de receber e divulgar os
artistas locais no seu Forró no Asfalto, programa dominical da TV Aperipê com
mais de 25 anos de sucesso absoluto. Internada, ainda em recuperação,
certamente doeu-lhe muito estar ausente dos forrós aracajuanos dessa época
junina. Ainda assim as homenagens são muitas, desde exibição de documentário,
exposições a apresentações artísticas, e todas num justíssimo reconhecimento.
Pelas raízes que possui em Sergipe, onde
vingou e se espalhou como a melhor e mais autêntica representante da música de
feição junina, até que se poderia imaginar ser a forrozeira sergipana de folha
e flor. Mas não, ainda que tenha escolhido Aracaju como seu verdadeiro lar e
toda essa terra sergipana como sua irmandade, Clemilda nasceu em São José da
Laje, no estado das Alagoas, e lá pelos idos de 1936. Ter nascido lá e vindo
pra cá é outra história, e esta só pode ser contada trazendo a lume outra
presença marcante na musicalidade nordestina: Gerson Filho.
Nasceu, pois, em São José da Laje, mas acabou
passando a infância e adolescência em Palmeira dos Índios. A vida sem
oportunidades no lugar, certamente aliada ao destino que lhe acenava outras
possibilidades, de repente se viu seguindo para o Rio de Janeiro. Era década de
60. Na capital fluminense, trabalhou como garçonete até conseguir, em 1965, se
apresentar como caloura na Rádio Mayrink Veiga. Foi nesta emissora que conheceu
Gerson Filho, também alagoano do município de Penedo, então artista já
contratado. Assim, o destino unia a voz com a sanfona de oito baixos.
Inicialmente gravou ao lado daquele que viria
se tornar seu esposo e a acompanharia pelas estradas forrozeiras até 1994,
quando faleceu. Mas seu primeiro disco, “Gerson Filho apresenta Clemilda”, só
foi gravado em 1967. Daí em diante o sucesso lhe abriria cada vez mais as
portas. Não somente pela artista talentosa que já demonstrava ser, com sua voz
afinadamente peculiar, mas principalmente pelo seu jeito único de interpretar:
a alegria da música se expressava com toda pujança no gestual da cantora, no
seu bailado segundo as exigências de cada canção.
Mas o casal sabia que era na própria região
nordestina, berço do forró, que estava o seu público maior. E assim arribou do
sul do país para shows e apresentações junto ao seu povo, morando primeiro em
Palmeira dos Índios e depois vindo fixar residência na capital sergipana.
Sergipe logo acolheu carinhosamente o casal. Famosos, porém simples, humildes e
verdadeiramente artistas, viviam de canto a outro realizando shows, numa agenda
sempre cheia e onde não havia escolha para as apresentações. Participavam de
programas de rádio, de auditório, se apresentavam em grandes e pequenos circos,
touradas, grandes eventos; enfim, onde o público apreciador do autêntico forró
estivesse.
Foi numa dessas incursões pelo interior
sergipano que Clemilda e Gerson Filho foram parar na distante Poço Redondo,
localidade que passou a ser uma constância na agenda dos forrozeiros. Na cidade
tornaram-se amigos do saudoso Alcino Alves Costa, tantas vezes prefeito do
lugar, que não somente os contratava como os acolhia na própria residência. Era
ali que sentado à mesa com garfadas na galinha de capoeira que Gerson Filho
mastigava pimenta malagueta inteira como se estivesse mordendo um doce.
Foi também em Poço Redondo que surgiu uma
parceria entre Clemilda e Alcino Alves. Numa das ocasiões, Alcino mostrou à
forrozeira alguns versos sertanejos que havia escrito. E num destes estava
“Seca Desalmada”, que após a feitura da melodia pela própria cantora, em 1973
foi gravada num disco de mesmo nome, alcançando retumbante sucesso. “Visitei o
Juazeiro que fica lá no sertão, havia muitos romeiros escutando um sermão...”.
O próprio Gerson compôs um forró em homenagem ao lugar que tanto apreciava,
intitulado Forró em Poço Redondo (LP Ingazeira do Norte, de 1969).
Anos mais tarde, numa homenagem prestada à
amiga, Alcino Alves Costa escreveu um “Tributo a Clemilda”, cujo texto, dentre
outras passagens, diz: “Sergipe
tem uma dívida grandiosa com uma celebridade de seu mundo artístico. Fabulosa
intérprete que durante décadas vem oferecendo aos sergipanos a sua
extraordinária capacidade e competência na arte de cantar a terna e meiga
cantiga que tanto glorificou a essência e singeleza da fonte musical sertaneja
e nordestina. Estou falando de Clemilda Ferreira da Silva, a nossa querida e
amada Clemilda, que com sua maravilhosa voz enterneceu e enternece o sentimento
e a alma daqueles que tiveram a felicidade e o prazer de conhecer e ouvir as
suas incomparáveis canções, especialmente aqueles de seus primeiros tempos;
aqueles que não possuíam o recurso condenável do duplo sentido.
Em quais arquivos da cultura sergipana estão
cuidadosamente guardadas as imortais melodias interpretadas pela inesquecível
companheira de Gerson Filho? Será que Sergipe sabe da existência das majestosas
"Saudade vai me matar", "Sete meninas", "Morena dos
olhos pretos", "Guerreiro alagoano", "Meu guerreiro",
"Beata mocinha" e "Siricora"? Será que Sergipe reconhece,
agradece e louva o altíssimo desempenho e valor dessa sua guerreira e uma das
maiores representantes do cenário musical brasileiro? Não. Com certeza que não.
O povo sergipano não se lembra, ou talvez nem conheça, maravilhas como estas:
"Fazenda Taquari", "Rosa branca da serra", "Recordação
de vaqueiro", "Recado a Propriá", "Console ela papai",
"Leva eu benzinho", "Tiro o lírio", "Estou chorando
por você" e tantas outras beldades musicais que seria impossível
enumerá-las, mas que elas tanto mereciam.
Não podemos desconhecer as tremendas
dificuldades e provações que os intérpretes da verdadeira música sertaneja
nordestina, aquela do fole, do pandeiro e do ganzá, vêm passando por anos
seguidos. Sabemos perfeitamente da luta insana dos poucos abnegados que tentam
sobreviver em meio à tão medonha borrasca. Clemilda é parte importantíssima
desse reduzido grupo que vive numa inglória luta que tem como principal
objetivo preservar essa tão desprezada cultura musical nascida nos recônditos
mais escondidos e distantes dos campos, ribeiras e pés de serras de nosso sertão
caboclo”.
Por fim, arremata Alcino, fazendo referência
ao programa Forró no Asfalto (sucesso também na Rádio Aperipê), “Ali a nossa
deusa do forró canta e propaga a cantiga de sua terra de adoção e coração, a
terra sergipana e nordestina. Tudo que se fizer por essa invulgar artista ainda
é pouco. Clemilda é patrimônio cultural de Sergipe. Deus lhe abençoe, minha
querida heroína e amiga. Deusa e rainha do forró!”.
Tais palavras resumiriam tudo, mas Clemilda
merece mais. Inegável que o sucesso alcançado foi também fruto de sua
obstinação. Poucas artistas nordestinas conseguiram levar o forró aos grandes
espaços radiofônicos e televisivos como ela o fez, pois se tornou presença
constante em programas como Cassino do Chacrinha, Clube do Bolinha e Faustão, dentre
outros. Sua discografia é vasta, incluindo desde os primeiros discos gravados
com Gerson Filho (É pra valer e Forró sem Briga), aos lançados como artista
principal a partir de 1967 (Gerson Filho apresenta Clemilda, Fazenda Taquari,
Morena Dos Olhos Pretos, Seca Desalmada, Guerreiro Alagoano, Coqueiro da Bahia,
Prenda o Tadeu e Forró Bom Demais, só para citar alguns).
De voz aguda, porém delicada, impondo a cada
canção um acorde melodioso dos mais afinados, Clemilda foi além da mera
interpretação para também se firmar como compositora famosa, de grande sucesso,
mas geralmente em parceria com outros compositores nordestinos. Ao lado do
artista, tecia a letra, remendava, modificava, e tudo para ficar em
conformidade com sua voz. Daí que gostava de pincelar as letras já prontas,
fazendo os arranjos necessários para o alcance da melodia desejada.
E foi nesse acuido que a grande artista foi
se firmando no meio forrozeiro até alcançar a fama tão difícil e até impensável
para uma mulher já de longa estrada musical. Contudo, se por um lado a
genialidade artística de Clemilda pode ser mais observada na sua fase de
melodias tipicamente nordestinas, por vezes de plangência romântica, seu
sucesso maior ocorreu exatamente quando passou a apimentar as letras de suas canções.
Quando a música Prenda o Tadeu foi lançada em 1985, logo se tornou em
estrondoso sucesso. A partir daí emprestou duplo sentido a outras canções, como
Forró Cheiroso (Talco no Salão). Os dois Discos de Ouro, e também de Platina,
vieram dessa época.
Ainda que o sucesso absoluto somente chegasse
com maior força na fase do duplo sentido, ainda assim estava na artista a
destreza pela aceitação popular. Eis que não apenas com letra apelativa, mas
tendo por fundo a genial interpretação, e assim porque Clemilda, com seu
gingado e seu rebolado caipira, sempre foi uma atração à parte. Por isso tanto
e duradouro sucesso. E assim sempre será pela eterna gratidão que lhe guarda o
povo nordestino, principalmente sergipano, por ter a honra e glória de acolher
tão bela flor agrestina.
Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com
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