SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



terça-feira, 27 de janeiro de 2015

EM ALGUM LUGAR NO SERTÃO


Rangel Alves da Costa*


Casinha sertaneja, nas distâncias do fim do mundo, moradia de uma gente que não diferencia muito do que existe pelos arredores. Uma gente calango, preá, macambira, xiquexique, catingueira, bicho de moita. Mas também com feição da lua e do sol.
Como retrato e moldura, assim é a gente e o seu entorno. Vegetação rala, acinzentada de secura; árvores tronchas, miúdas, recurvadas pelo peso da seca. E uma gente magra, ossuda, de feição carcomida e pele abrasada do queimor do dia a dia.
Uma casinha de barro no meio do mundo, quase caindo, em tempo de despencar de vez. Uma porta na frente e uma porta atrás, uma janela e um telhado misto de palha, telha e tábua. Mas nada que protegesse de alguma coisa. Quando o vento queria entrava por todo lugar, de cima a baixo.
Um quintal sem cercado, nenhuma galinha ciscando, nada de bicho caseiro. O papagaio se despediu dessa vida cantando um aboio dolente: Vejo o céu se abrindo e me vejo subindo. Mas puxam minha asa e não é gente de casa, quem será, quem será? Preciso subir e a São Pedro pedir pra chuva chegar...
Com o cachorro aconteceu algo mais triste ainda. A coruja agourenta piou durante três noites seguidas e no quarto dia o urubu pousou num pé de pau defronte ao casebre. O coitado do cachorro, já sem força pra correr ou se defender, só viu quando o bicho preto avançava em sua costela. E foi comido ainda vivo.
A coruja voltou na semana seguinte e durante muitas noites piou aquela sentença ruim. Preocupados com o que pudesse acontecer, os donos da casa redobraram as rezas. E quando o filho reclamou de doença então se viram desesperados. Era a morte no pio da agourenta. Mas Deus era mais, assim conceberam com maior devoção.
Por duas noites seguidas fizeram vigília com um saco à mão. Precisavam prender a danada e acabar com a maldição. Mas ela agourava ora num canto ora noutro, e sempre se escondendo na escuridão. Foi preciso trazer o oratório pro meio do tempo e deixar que a fé espantasse a coisa ruim. E nunca mais ela piou ao redor nas noites escurecidas.
Quando o menino se deu por sadio, o passo seguinte foi caçar calango pra jogar em cima da brasa do fogo de chão. Os seus pais olhavam a cena e ficavam em tempo de se acabar, mas sabiam que ou ele comia aquilo ou seria pior. A seca estava impiedosa demais, sem comida de mato nem preá pra misturar à farinha.
Quando saía para caçar, e durante o dia inteiro sem colocar um só corredor dentro do aió, o sertanejo começava a lançar o olhar pelos arredores das pedras. A esperança era de que algum cágado surgisse de dentro de uma loca. Não pra matar o bicho, pois malvadeza demais comer aquilo que se mexe com a panela já fervendo, mas com outra expectativa.
Ora, todo sertanejo sabe que quando cágado sai da loca em época de seca é porque trovoada se aproxima. É dito e certo. Basta que o bicho seja encontrado pelos descampados ardentes e não demora muita para o tempo começar a mudar. O horizonte enegrece, as nuvens escuras aparecem e os trovões começam a pipocar.
Mas enquanto o cágado não aparece e a barra do amanhecer não dá sinal de qualquer chuvarada, então não há muito a fazer. Mas o verdadeiro sertanejo nunca se entrega, nunca se dobra aos infortúnios. Reforça sua fé, aumenta sua esperança, se faz cada vez mais forte num corpo cada vez mais frágil.
É um mundo de contrastante. Um casebre despencando, fogo de chão apagado, panela vazia e resto de nada pra matar a fome do menino. Pote com água barrenta, moringa vazia, nenhum preá que sirva pra enganar a danada.
E do lado de fora aquele sol imenso, escaldante, iluminando uma paisagem tristemente bela que parece sumir em miragem. Quando a noite cai surge a lua encantadora com todo o seu esplendor. E é quando todo o sertão se transforma numa magia indescritível.
No meio do tempo, debaixo do sol, o casebre tomado de uma luz tão forte que desnuda todas as entranhas e deixa à mostra as costelas da miséria. No meio do mesmo tempo, só que debaixo da lua, aquela casinha envolta pela grandeza do luar. O luar sertanejo que sempre surge radiante para alentar todo sofrimento.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: