SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sexta-feira, 30 de maio de 2014

UMA HOMENAGEM MERECIDA

Por Antonio José de Oliveira*

Antonio José de Oliveira
Na qualidade de neófito na área de pesquisa da História do Cangaço, evidencio que tenho sido imensamente beneficiado com os trabalhos dos experientes pesquisadores. Pesquisadores esses, com os quais mantenho contato, como é o caso do Rangel Alves da Costa nobre Advogado e Escritor sergipano Rangel Alves da Costa, Escritor e Poeta João de Sousa Lima, Escritor e Delegado Archimedes Marques, Engenheiro Agrônomo e Radialista  Dr. Lima, e tantos outros de elevado quilate que através seus escritos me proporcionam excelente benefício, cujos nomes, reservo-me a não revelá-los por uma questão de não cometer injustiça por omissão, deixando assim, para uma ocasião propícia.
Rangel Alves da Costa
Mas, aproveito a data passada de 23 de maio quando aniversariou um dos grandes benfeitores das minhas pesquisas JOSÉ MENDES PEREIRA.         
Não é do meu temperamento lisonjear as pessoas por quaisquer ações realizadas. Contudo, não posso deixar de valorizar publicamente as ações úteis desenvolvidas desinteressadamente por quem abraça uma causa com responsabilidade e dedicação.
Archimedes Marques
Há alguns anos, conheci pela Internet o mantenedor do Blogdomendesemendes (http://blogdomendesemendes.blogspot.com) o José Mendes Pereira, um Potiguar das belas Terras de Mossoró, que tem me proporcionado profundos conhecimentos no tocante à Saga do Cangaço, assunto esse que venho escrevendo um modesto trabalho, com o objetivo de lançar ao público mais um livro sobre uma história tão ampla e de tamanha complexidade que precisamos passar anos em profunda e cautelosa pesquisa, a fim de não cometermos falhas gritantes.
João de Sousa Lima
E o MENDES com um esforço inaudito em busca da publicação de tudo que diz respeito à História do Cangaço, tem contribuído grandemente com a preservação da História do nosso Nordeste.        
Sou um pesquisador bibliográfico. Por uma questão de tempo e de idade (setenta anos), não trabalho em pesquisa de campo. Portanto, tenho que valorizar os companheiros que mergulham as caatingas para conhecerem in loco através entrevistas, os fatos ocorridos em tempos remotos. São pesquisadores que enfrentam o sol causticante dos nossos sertões, e outras dificuldades naturais para desvendar os mistérios, as certezas e incertezas da Saga do Cangaço. A eles, só tenho que prestar as minhas homenagens.
Dr. Lima
Portanto, meu caro Professor Mendes, você representando tantos outros pesquisadores deste nosso Nordeste e de outras regiões, tenho a dizer-lhe: Os meus cordiais agradecimentos por tudo que você tem nos proporcionado em matéria de conhecimento. Sem os seus escritos e suas postagens, e de outros dedicados pesquisadores, eu estaria perdido nesta minha pesquisa de buscas e mais buscas que já duram quatro anos.                                          
Parabéns pelos seus TANTOS anos – que não são muitos -, e que eles passem de UMA CENTENA de anos em profunda lucidez, se assim o CRIADOR permitir.


*Antonio José de Oliveira é pesquisador do cangaço, aposentado como Agente de Tributos da Secretaria da Fazenda - BA. Natural de Riachão do Jacuípe, mas mora no Povoado de Bela Vista – Serrinha – BA. Formado em Teologia, Pedagogia e fez pós-Graduação em Psicopedagogia e Psicanálise Clínica.

Nenhum comentário: